Setores de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica, oil e gás, industrial, químico, tintas, tratamento de água, entre outros, usam amplamente os filtros bolsas.
Os filtros bolsas oferecem sempre boa proteção, se bem dimensionados. Esta foi a afirmação de José Alexandre Marques, especialista no setor de filtração, no Fórum de Debates da Abrafiltros, realizado pela Câmara Setorial Filtros Industriais – CSFI, no dia 20 de fevereiro, na sede da associação, em Santo André/SP. “A utilização dos filtros bolsas é ampla, são usados em quase todas as aplicações, pois trabalham bem a alta viscosidade e há alta carga de contaminante”, comentou. São amplamente usados nos setores de alimentos e bebidas, indústria farmacêutica, oil e gás, industrial, químico, tintas, tratamento de água, entre outros.
No Fórum de Debates, Marques também falou sobre as características dos filtros bolsas. O material pode ser algodão, viscose, PE, PP, Nylon®, fibra de vidro. Já o meio filtrante pode ser de superfície ou profundidade ou ambos; liso ou plissado; tela ou manta, agulhada ou não, ambos, ou ainda com meio de profundidade; costurado ou soldado e inteiriço. Com relação ao tratamento há possibilidade de ser natural, coalescente ou com tratamento térmico nas fibras.
Seu formato pode ser em U ou W ou VV, com colar – com ou sem alça – com anel redondo ou perfil injetado em V. O fundo pode ser bidimensional (arredondado, cônico, trapezoidal, plano) ou tridimensional (abaulado ou injetado).
Vários tipos de carcaças podem ser usadas, com diferentes tipos de fundos e diferentes tipos de fechamento. Sobre os graus de filtração, disse que há uma infinidade.
Com relação aos tamanhos, o especialista ressaltou que 1, 2, 3 e 4 são os que mais se aproximam entre os fabricantes. “Cada fabricante tem a sua dimensão, por isso é preciso cuidado”, concluiu Marques, enfatizando que a identificação do fabricante é extremamente importante, contendo a indicação do produto de forma correta.
O Fórum de Debates da Abrafiltros tem o objetivo de debater e discutir mensalmente, os caminhos e avanços do segmento de filtração industrial e suas diversas aplicações. O próximo encontro acontece no dia 26 de março, às 09h e será apresentado pelo especialista Eng° Alex Alencar, que abordará a aplicação dos filtros no segmento de papel e celulose.
O evento é gratuito e interessados em participar, podem se manifestar através do email eventos@abrafiltros.org.br.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa