Efeito indica dano no disco que pode estar relacionado a falhas em outros elementos do sistema, uso indevido do freio após troca de pastilhas e discos, e descuido na manutenção dos componentes.
Com a função de reduzir a velocidade e até parar totalmente o automóvel, o sistema de freio, composto por vários componentes, como cilindro mestre, servo freio, cilindros de roda, pinças, tubulações, fluido, pastilhas, discos, sapatas e tambores, entre outros, está ligado diretamente à segurança do veículo e precisa estar com a manutenção em dia.
A Fremax, fabricante referência em discos de freio, destaca alguns problemas que podem ocorrer no sistema e que possuem relação direta com o componente que a marca produz. Desenvolvido para suportar altas temperaturas, o disco de freio trabalha em conjunto com as pastilhas gerando atrito para redução de velocidade ou parada total do veículo. Sendo um dos principais componentes do sistema, suas condições afetam diretamente o desempenho da frenagem.
“Um dos problemas comumente encontrados em avaliações técnicas do sistema de freio é o disco “azulado”. O termo indica que a peça foi exposta a superaquecimento, chegando ao ponto de a área de contato com a pastilha ficar marcada. O disco fica com aspecto “azulado” devido à exposição ao calor excessivo”, explica Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.
Segundo Leite, esse efeito ocorre logo após a substituição das pastilhas e/ou discos e as principais causas são: uso inadequado do freio durante o período de pré-assentamento, torque residual da pinça elevado (pinça presa), material de atrito de baixa qualidade, pastilha nova em disco desgastado e uso abusivo dos freios em declive com o veículo desengrenado.
Importante processo após a manutenção do sistema de freio, o pré-assentamento tem como objetivo aumentar a área de contato entre discos e pastilhas recém-instalados. Para fazer esse processo realize de 8 a 10 frenagens reduzindo de 60 km/h para 40 Km/h, depois repita a operação de 8 a 10 vezes reduzindo de 40 Km/h até a parada total do veículo, sempre de forma suave e com espaçamento de 300 metros entre as frenagens. Para finalizar, oriente o cliente para utilizar o freio de forma moderada nos primeiros 300 km percorridos.
Antes de instalar pastilhas e/ou discos novos, é importante que o aplicador verifique o torque residual das pinças e nunca remova o material de atrito das pastilhas para compensar desgaste do disco, além de não reaproveitar discos riscados ou abaixo da espessura mínima.
Vale ressaltar ainda que o problema de disco “azulado” não possui cobertura de garantia por parte do fabricante.
Para garantir o bom funcionamento do sistema de freio a manutenção preventiva é a melhor solução. Seguir as recomendações do manual do veículo, assim como o reparador orientar o motorista sobre a maneira correta de utilizar o sistema de freio, são boas práticas que preservam e prolongam a vida útil dos componentes do sistema.
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca premium da Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e cubos de roda para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Stock Car desde 2004, para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa