Em encontro virtual nesta semana, governadores brasileiros defenderam a criação de dois fundos com recursos vindos da União na reforma tributária, atualmente em tramitação no Congresso.
A ideia dos governadores é compensar perdas dos estados com as mudanças na tributação e reduzir desigualdades regionais. O governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que a continuidade da redução da pobreza, atraindo investimentos para regiões mais pobres, depende da criança do Fundo de Desenvolvimento Regional.
“Não superaremos essa desigualdade regional se não tivermos muito claro a questão da existência do fundo regional de desenvolvimento e que de fato não vire um fundo que a gente saiba que existe, mas nunca consiga tocá-lo”, disse.
Já o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, ressaltou que uma das premissas da reforma precisa ser que não haja perdas de receitas. “Eu não posso apoiar a reforma tributária que retire recursos do estado que eu governo. A outra premissa é que não aumente a carga tributária para o cidadão”, completou.
A live “A reforma tributária e os estados” foi organizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). As informações são da Agência Brasil.
Foto: Freepik
Fonte: Redação