Melhores práticas e metodologias de avaliação de risco contribuirão para o amadurecimento do mercado.
Com 17 anos de expertise no mercado de energia desenvolvendo soluções integradas, o Grupo IBS Energy acredita que as medidas propostas pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, para garantir um ambiente mais seguro no mercado livre serão muito positivas. Segundo o CEO Antonio Bento, a empresa tem participado de discussões do Grupo Técnico da ABRACEEL – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, para avaliar as melhores práticas de mercado aplicáveis ao nosso negócio. “Acredito que as práticas e metodologias de avaliação atuais devem ser aprimoradas para qualificação das contrapartes. A padronização das práticas de mercado pode inibir a alavancagem operacional excessiva, o que é bom. Por outro lado, vai requerer que os processos relacionados sejam revistos de sorte a não comprometer a flexibilidade operacional”, afirma.
O CEO comenta ainda que as propostas de ação apresentadas ao mercado pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – em fórum realizado, em 22 de maio de 2019, como os requisitos e métricas mais rigorosos para abertura de novas comercializadoras e a iniciativa para aprimorar e desenvolver indicadores que permitam os agentes verificarem a situação operacional de cada empresa são medidas importantes. Ele também destaca que as novas regras de metodologia de risco de crédito fortalecem o mercado, trazendo mais segurança para a operação e confiança aos agentes. A criação da “chamada de margem semanal” por mais que seja de difícil implementação operacional, pode ser uma alternativa viável.
Para o Grupo IBS Energy, pelo próprio caráter estruturante e fundamentalista que orienta as suas operações, essas regras são bem-vindas e pouco mudam a forma de atuação, pois o gerenciamento é realizado de forma segura e sem afetar suas contrapartes.
Na visão do executivo, a renovação das práticas de mercado e regras de qualificação serão muito positivas e representam evolução e amadurecimento do mercado.
Sobre o Grupo IBS Energy: Com mais de 17 anos de atuação no mercado de energia, o Grupo IBS Energy tem expertise para desenvolver projetos estruturados voltados à gestão e gerenciamento estratégico de energia, com soluções criativas e inovadoras no mercado de energia, estabelecendo uma relação duradoura de parceria, confiança e comprometimento. Oferece vários serviços exclusivos para atender as diferentes demandas de clientes relacionadas à energia, sempre buscando as melhores soluções em custo e benefício. No ano de 2018, o Grupo negociou aproximadamente 1,600GWh.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa