Com larga experiência na área institucional, o profissional atua no setor automotivo desde 2008, com passagens pela GM e Toyota
A GWM Brasil reforça sua presença no Brasil com a abertura de um escritório de Relações Governamentais em Brasília (DF) e a chegada de Gustavo Maranhão para atuar como Gerente de Relações Governamentais. O executivo será o representante da empresa na capital federal, mas com atuação em todo o território nacional, e irá se reportar a Ricardo Bastos, Diretor de Relações Institucionais.
Suas principais atribuições serão posicionar a GWM de forma estratégica junto aos Poderes Executivo e Legislativo – nas esferas Federal, Estadual e Municipal -, com o objetivo de ampliar os canais de comunicação com os órgãos governamentais, atuar em conformidade com as normas regulatórias do país e promover a imagem institucional da empresa.
Desse modo, Gustavo vai contribuir para transformar a GWM em referência no setor automotivo, elaborando políticas públicas que vão promover a eletrificação e descarbonização do setor, bem como aumento da competitividade, inovação e desenvolvimento sustentável.
“Estou animado para enfrentar esse novo desafio. Acredito que uma boa relação com as instituições governamentais seja fundamental para garantir a estabilidade e o desenvolvimento de qualquer empresa no longo prazo, especialmente em um mercado tão competitivo e dinâmico como o setor automotivo brasileiro”, enfatiza o executivo.
Trajetória profissional
Maranhão chega para agregar sua vasta experiência no setor automotivo – onde atua desde 2008 – ao time da GWM. Sua trajetória profissional teve início na General Motors, na área de Relações Institucionais e Governamentais.
Após uma breve passagem pela área de Pós-Vendas da rede de concessionárias Toyota, em 2012 ele ingressou na Toyota do Brasil para reforçar a área de Relações Governamentais em Brasília, e liderou o escritório de 2017 a 2021. Também foi membro titular da Comissão de Assuntos Legislativos da Anfavea.
Neste período, o executivo participou de discussões de políticas públicas e regulatórias, como o Inovar-Auto e o Rota 2030, da disseminação dos veículos híbridos no Brasil e da pauta de descarbonização, só para citar alguns temas.
Agora ele se junta à equipe da GWM Brasil para dar continuidade ao plano de consolidação e expansão da marca no País, por meio de relacionamento com os públicos estratégicos dos âmbitos público, privado e do terceiro setor.
Sobre a GWM
Posicionada como uma companhia global, inteligente e tecnológica, a GWM investirá nos próximos 10 anos mais de R$ 10 bilhões na sua operação no Brasil, que terá apenas SUVs e picapes eletrificados e conectados. O primeiro modelo comercializado no Brasil é o SUV híbrido Haval H6, em fase de lançamento oficial e suportado pela inauguração dos 52 pontos de venda e serviços da GWM Brasil, que será feita até julho.
Maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado, a GWM é a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que ela lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países, 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo.
Fonte: Grupo Printer Comunicação