Hyundai vendeu 200 carros a hidrogênio no ano passado.
A Hyundai acertou um acordo com a Audi para colaboração no desenvolvimento de carros movidos a hidrogênio, segmento que tem ficado atrás dos veículos elétricos que funcionam com baterias.
A montadora sul-coreana quer ampliar a relevância dos carros a hidrogênio, que são impulsionados por eletricidade gerada por células de combustível, mas que estão enfrentando dificuldades com falta de infraestrutura e avanço dos modelos a bateria de companhias como a Tesla.
As duas montadoras poderão acessar propriedade intelectual de cada uma e compartilhar informações, incluindo sobre qualquer novo componente desenvolvido pela Audi, que é responsável pela tecnologia de célula de hidrogênio do grupo Volkswagen.
A Hyundai espera que a aliança crie maior demanda por veículos como o utilitário ix35 e reduza custos, tornando a tecnologia lucrativa.
A tecnologia de hidrogênio exige menos tempo de recarga dos veículos em relação aos modelos a bateria, mas é cara e sofre com falta de estações de reabastecimento.
General Motors e Honda acertaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de veículos elétricos movidos a células de hidrogênio e que podem chegar ao mercado em 2020. Já a BMW está trabalhando com a Toyota.
A Hyundai vendeu 200 carros a hidrogênio no ano passado e espera vender milhares deles neste ano, mas o diretor de pesquisa e desenvolvimento da montadora para a área, Hoon Kim, afirmou que a lucratividade destes modelos ainda está longe de ser alcançada.
“Cem mil ou 300 mil veículos por ano por montadora, quando isso acontecer, eu acho que conseguiremos fazer dinheiro”, disse o executivo.
Como funciona um carro a hidrogênio?
O carro a hidrogênio é basicamente elétrico. A grande diferença está no modo como a energia é gerada.
Em vez de carregar o carro na tomada, para ter uma nova carga na bateria, há um tanque de hidrogênio, que, após um processo químico, se transforma em energia para o motor elétrico.
E o resultado desta “queima”, é água, que sai pelo escapamento, em vez de gases nocivos como nos motores a combustão.
Honda e Toyota também possuem veículos a hidrogênio, o Clarity Fuel Cell e o Mirai, respectivamente.
Fonte: G1