Expandir a atuação do Instituto nas áreas de qualidade, tecnologia e pesquisa é uma das metas de gestão para o biênio 2019-2021.
O executivo Ingo Pelikan, gerente sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz e representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foi reeleito presidente da Diretoria Executiva do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) para o biênio 2019-2021.
Para comandar o IQA no período também foram eleitos membros da Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal. Ao todo são 29 dirigentes, todos representantes de entidades responsáveis pela fundação do IQA, ligadas à cadeia automotiva, associações de classes, órgãos do governo e indústrias.
Na Diretoria Executiva, a novidade é Bruno Neri (Sindipeças/ Bosch). Presidido por Elias Mufarej (Sindipeças), o Conselho Diretor conta com três novos nomes: Henry Joseph Junior (Anfavea), Raul Pereira (Sindipeças/ ElringKlinger) e Sérgio Alvarenga (Sindirepa).
O IQA ainda possui um novo superintendente, Alexandre Xavier, que substitui Mário Guitti, que ocupou o posto por 18 anos. “Mário foi responsável por grandes transformações no Instituto que elevaram o patamar de reconhecimento no mercado. O desafio de Alexandre agora é manter os bons resultados e dirigir o Instituto para os desafios dos tempos atuais”, avalia Pelikan.
Metas
Com 24 anos de atuação no mercado nacional, o IQA irá expandir os trabalhos enquanto instituto com atuação em qualidade, tecnologia e pesquisa. “É estratégico vincular a qualidade às novas demandas de mercado, então nós iremos trabalhar mais fortemente nas áreas de tecnologia e pesquisa para suportar o mercado”, conta o presidente do Instituto.
Entre as metas para o próximo biênio também estão fortalecer o relacionamento da entidade com os parceiros de negócios, expandir a atuação em diferentes regiões do País e estudar junto às entidades as expectativas para o setor, além de estar próximo do Inmetro para acompanhar tendências, como as mudanças no atual modelo de certificação de produtos.
Carreira – Ingo Pelikan tem ampla experiência em qualidade automotiva. Ocupa o cargo de gerente sênior de Gerenciamento de Fornecedores da Mercedes-Benz, empresa onde atua há 32 anos. Além de ser presidente do IQA, é membro da Comissão para Assuntos da Qualidade da Anfavea e do Comitê de Qualidade Automotiva (CQA).
Veja a composição da nova diretoria do Instituto da Qualidade Automotiva para o biênio 2019-2021, distribuída em Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal:
Diretoria Executiva
Ingo Pelikan – presidente da Diretoria Executiva – Anfavea/ Mercedes-Benz
Bruno Liberalesso Neri – Sindipeças/ Bosch
Claudio Luis Russo Moyses – Anfavea/ PSA Peugeot Citroën
Douglas Palma – Sindirepa/ Artpres
Stephan Blumrich – Sindipeças/ Umicore
Conselho Diretor
Elias Mufarej – presidente do Conselho Diretor – Sindipeças
Alexandre Meirelles Nagle – Sindipeças/ Bosch
Celso Marcos Gonçales – Anfavea/ Scania
Feres Macul Neto – Sindipeças/ Emicol
Fernando Herrera Neto – Sindipeças/ Olsa Group
Henry Joseph Junior – Anfavea
Ilcon Miranda Costa – ABCQ
José Antônio Silvério – SEMPI-MCTIC
Lucien Bernard Mulder Belmonte – Abividro
Marcelo Ciardi Franciulli – Fenabrave
Marco Antônio Saltini – Anfavea/ Volkswagen
Marcos Clemente – AEA/ Mahle
Marcos Paiva – Anfavea/ GM
Marcus Vinicius Aguiar – Anfavea/ Renault
Raul Pereira – Sindipeças/ ElringKlinger
Sérgio Alvarenga – Sindirepa
Sérgio Inácio Ferreira – IPT
Vanderlei Borsari – Cetesb
Conselho Fiscal
Amaury José de Almeida Souza – Sindipeças
Diogo Alarcon Clemente – EMP/ Dac Consultoria
Fábio Braga – TryTests Consult
Francisco Emílio Baccaro Nigro – EMP
Mauricio Muramoto – Sindipeças
Ricardo Augusto Martins – Anfavea/ Hyundai
Fonte: Companhia de Imprensa