A Iochpe-Maxion assinou parceria com o Inovabra Habitat, espaço de coinovação do Bradesco, e passa a usufruir e colaborar com o ecossistema de inovação. A iniciativa é a terceira da empresa nesta direção, que já conta com um escritório de inovação em Berlim, o Maxion Advanced Technologies, sediada em The Drivery, a maior comunidade e marketplace de inovação em mobilidade da Europa. E, mais recentemente, a parceria com a STARTUP AUTOBAHN, uma plataforma de inovação aberta, promovida pela empresa alemã Plug and Play, que fornece uma interface entre empresas de tecnologia inovadoras e corporações líderes do setor.
“A indústria automotiva passa por uma grande transformação e a Iochpe-Maxion deseja participar ativamente desse processo para que possamos capitalizar novas oportunidades de crescimento, aprimorando nosso portfólio e melhorando a competitividade dos produtos dos nossos clientes”, afirma Marcos Oliveira, Presidente e CEO da Iochpe-Maxion. “Estar presente e atuante nos ecossistemas que reúnem startups, provedores de tecnologia e empresas do setor em prol da inovação e mobilidade é parte relevante da nossa estratégia de negócios conectando nossos negócios atuais ao futuro da indústria”, conclui Marcos.
No Inovabra a empresa alavancará, principalmente, o lançamento contínuo de desafios de negócio, uma vez que as startups poderão apresentar propostas de valor para contribuir na resolução dos mesmos e adição de valor, como por exemplo, como otimizar o processo de orçamento de peças. Existe, ainda, a intenção de executar sessões de coinovação com o ecossistema para identificar oportunidades de negócios.
Sobre o Maxion Advanced Technologies (MAT)
Inaugurado há um ano, o MAT foi pensado como os “olhos no futuro” da empresa, a iniciativa tem o objetivo de pensar além dos desafios operacionais do dia a dia e conectar o negócio atual com o futuro da mobilidade.
Desde o início, foi possível estabelecer contato com novas empresas talentosas e parceiros externos e debater tópicos importantes como: materiais avançados, rastreabilidade, micromobilidade, economia circular, IA, blockchain, manufatura aditiva e muito mais. Por meio dessa interação, a empresa pode se conectar com o ambiente de inovação global, colaborar com a próxima geração de tecnologia e criar valor para o negócio, aprendendo, cultivando e crescendo com o novo ecossistema de mobilidade em Berlim e além.
Sobre a parceria com a STARTUP AUTOBAHN
A plataforma de inovação global, com sede em Stuttgart, conecta empresas bem estabelecidas com startups de tecnologia inovadora, incentivando uma troca aberta de ideias e tecnologias disruptivas. Por meio da parceria, a Iochpe tem como objetivo participar de novas plataformas de mobilidade, aproveitar oportunidades de pesquisa e triagem de oportunidades e colaborar com outros parceiros da indústria e startups em desafios importantes da indústria.
Sobre a Iochpe-Maxion
A Iochpe-Maxion é uma companhia global, líder mundial na produção de rodas automotivas e um dos principais produtores de componentes estruturais automotivos nas Américas. Com 32 unidades fabris, localizadas em 14 países e cerca de 15 mil funcionários, atende a clientes ao redor do mundo nos prazos e padrões de qualidade e competitividade exigidos por eles.
É uma empresa que possui alto nível de conhecimento técnico e que busca constantemente fornecer soluções inovadoras nas áreas em que atua, utilizando macrotendências globais para direcionar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias de forma independente ou em cooperação com parceiros estratégicos.
A empresa atua por meio de duas divisões: Maxion Wheels e Maxion Structural Components.
Na Maxion Wheels, produz e comercializa uma ampla gama de rodas de aço para veículos leves, comerciais e máquinas agrícolas e rodas de alumínio para veículos leves.
Na Maxion Structural Components, produz longarinas, travessas e chassis montados para veículos comerciais e conjuntos estruturais para veículos leves.
Adicionalmente, por meio da AmstedMaxion, produz rodas e fundidos ferroviários, fundidos industriais e vagões de carga.
Fonte: Congrega Comunicação