Trata-se de uma estrutura organizada, sem vínculos, para o desenvolvimento, teste e validação de veículos de passageiros automatizados seguros.
Enfatizando a segurança por meio do design, 11 líderes de empresas de tecnologia voltadas para a direção automotiva e automatizada publicaram recentemente o documento intitulado “Segurança em primeiro lugar para condução automatizada” (SaFAD). Trata-se de uma estrutura organizada, sem vínculos, para o desenvolvimento, teste e validação de veículos de passageiros automatizados seguros.
Esses 11 líderes – Aptiv, Audi, Baidu, BMW, Continental, Daimler, FCA EUA LLC, AQUI, Infineon, Intel e Volkswagen – formam a mais ampla representação em toda a indústria e apresentaram o relatório mais abrangente, até hoje, sobre como construir, testar e operar um veículo automatizado com segurança.
O propósito dos autores do documento da SaFAD é enfatizar a importância da segurança por meio do design, juntamente com a verificação e a validação, à medida que a indústria trabalha para criar padrões para a condução automatizada.
Pela primeira vez, o SaFAD oferece aos operadores e desenvolvedores de veículos automatizados (AV) um sistema para rastreabilidade clara que prova que os AVs são “mais seguros que o motorista convencional”, por meio de componentes como câmeras ou sistemas de direção.
É também a primeira vez que se apresenta um resumo de segurança amplamente conhecido por projeto e métodos de verificação e validação de direção automatizada Nível 3 e Nível 4, conforme definido pela SAE (J3016).
A base do documento da SaFAD são os seus 12 Princípios Orientadores, que são ainda mais focados nas capacidades do veículo automatizado, do qual derivam elementos de design seguro para apoiar a capacidade e alcançar os princípios orientadores. “Segurança em primeiro lugar para condução automatizada” combina a expertise de empresas-chave nos setores de automação, fornecedores e tecnologia para ajudar no desenvolvimento direto de veículos automatizados seguros.
O interesse e o desenvolvimento da tecnologia de condução automatizada cresceram a um ritmo impressionante nos últimos anos, impulsionados pelo objetivo de reduzir as fatalidades relacionadas a colisões de veículos, a melhoria do fluxo de tráfego e a introdução de novos conceitos de mobilidade. Este rápido crescimento traz uma ampla gama de metodologias de desenvolvimento de empresas estabelecidas e a crescente lista de novos empreendimentos.
Com a publicação de “Segurança em Primeiro Lugar para Condução Automatizada”, os autores e especialistas de cada um dos parceiros participantes apresentarão o trabalho do grupo em conferências internacionais sobre tecnologia e indústria, nos próximos meses.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2018 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.
Fonte: Máquina Cohn & Wolfe