Fazer revisão antes de pegar a estrada evita prejuízos ao motorista durante o feriado e garante mais segurança.
O feriado de Corpus Christi está chegando e as famílias já se programam para pegar a estrada. Junto com os planos de viajar e curtir o feriado longe da rotina, chega também a necessidade de realizar a manutenção preventiva no veículo para evitar surpresas no meio do caminho. É importante que os motoristas fiquem atentos a algumas dicas essenciais para evitar problemas no percurso. E os filtros são itens indispensáveis desta lista.
A falta de manutenção preventiva nos filtros pode causar prejuízos ao motorista durante a viagem. Problemas como o aumento do consumo de combustível, desgaste prematuro das peças, entre outros podem estar ligados à falta de manutenção dos filtros. O consultor técnico da MANN-FILTER, André Gonçalves, orienta os motoristas sobre os procedimentos que devem ser realizados para evitar transtornos durante a viagem.
Ele explica que a falta de manutenção do filtro de ar permite acúmulo ou a passagem de grãos de areia, pó e fuligem, o que pode ocasionar a perda de potência e o desgaste excessivo nas partes móveis do motor, como pistão e anéis. Isso porque o filtro do ar tem a função de reter as partículas, garantindo que apenas ar limpo entre na câmara de combustão.
Com relação ao filtro de óleo, André explica que sua função é impedir a entrada de impurezas no sistema de lubrificação do motor e por isso é recomendado realizar a troca do filtro sempre que trocar o óleo. Caso a manutenção não seja feita, o novo óleo colocado tem sua durabilidade reduzida, já que há uma mistura com o velho contido no filtro não trocado.
Para o filtro do combustível, a recomendação é que a troca seja feita de acordo com as instruções do fabricante do veículo. Se isto não for respeitado pelo motorista, pode ocasionar problemas nos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. Outro problema que pode ocorrer pela falta de manutenção no filtro é a perda de potência do veículo, devido à mistura irregular de ar com o combustível.
Sobre o filtro de cabine, o técnico explica que a falta de manutenção pode causar acúmulo de micro-organismos e partículas que podem atrapalhar o fluxo de ar no interior do veículo e potencializar doenças respiratórias aos seus ocupantes. E nesta época do ano de dias mais quentes, quando se intensifica o uso do ar condicionado, o filtro de cabine acaba ficando saturado com partículas. Desta forma, é necessário realizar a manutenção para melhorar seu desempenho, uma vez que o filtro saturado pode obstruir o fluxo da passagem do ar para dentro do veículo e causar o embaçamento dos vidros internos.
Vale destacar que o uso do filtro de cabine não está relacionado ao fato de o veículo ter ar condicionado, como muitos imaginam. O simples acionamento do sistema de ventilação faz com que o ar passe pelo elemento filtrante.
André Gonçalves faz ainda uma importante observação: “A MANN-FILTER orienta que todos os motoristas sempre fiquem atentos ao manual do veículo, onde muitas informações estão contidas que auxiliam a prolongar a vida útil do automóvel”.
Fonte: Alfapress Comunicações