A Marelli, um dos principais fornecedores do setor automotivo em nível mundial, acaba de anunciar seu compromisso de alcançar a neutralidade de carbono em suas operações até 2030. A conquista dessa meta, que representa parte fundamental de um compromisso mais amplo na transição da empresa para a construção de um negócio sustentável, se dará através de um conjunto de medidas que visam reduzir o consumo de energia, assegurar a utilização de energias renováveis e neutralizar as emissões residuais inevitáveis.
Além das metas ambientais e de redução de CO2 que a empresa definiu em sua estratégia de médio prazo, essa nova etapa define um objetivo mais ambicioso e planos específicos para alcançá-lo. As ações reduzirão as emissões de gases de efeito estufa de fontes diretas pertencentes ou controladas diretamente pela empresa, bem como as emissões indiretas de energia comprada e utilizada pela organização.
Dinesh Paliwal, presidente executivo da Marelli, disse: “A indústria automotiva desempenha um papel crítico na criação de um mundo mais limpo e mais verde. Além de nosso papel como fornecedor de tecnologias que permitem a transição responsável para a eletrificação completa, esse investimento significativo voltado para alcançar a plena neutralidade de carbono representa um marco na construção de uma Marelli mais forte e sustentável”.
Beda Bolzenius, presidente e CEO da Marelli, acrescentou: “Para a Marelli, este é um primeiro passo na definição de planos concretos com o objetivo de reduzir nossas emissões gerais de CO2. O próximo passo será definir medidas e metas claras em relação às emissões indiretas; nesse contexto, para além do compromisso interno relativo aos produtos e processos produtivos, o trabalho com fornecedores e clientes será fundamental. Temos um longo caminho a percorrer, mas os investimentos anunciados representam um avanço significativo”.
A Marelli alcançará este objetivo reduzindo, em primeiro lugar, o consumo de energia e as emissões correspondentes, por meio da implementação do chamado “energy efficiency Monozukuri”, um conceito introduzido nos últimos anos que inclui uma série de estratégias e atividades destinadas a reduzir o consumo de energia nas fábricas. Entre elas, a introdução de equipamentos de alta eficiência e economia de energia, além de ações de melhoria como a otimização das linhas de produção nas fábricas. Ao mesmo tempo, serão implementadas ações adicionais para minimizar o consumo de energia nas instalações e nos processos, com a introdução de equipamentos e máquinas mais eficientes.
Outra parte importante da estratégia diz respeito ao compromisso de garantir que 100% da energia elétrica utilizada nas plantas produtivas seja proveniente de fontes renováveis, ou seja, neutralizada por meio de créditos de carbono certificados, com foco na geração de energia solar (fotovoltaica) e eólica. A energia renovável poderá ser produzida internamente graças ao desenvolvimento de sistemas locais ou adquirida por meio de contratos específicos certificados, como PPA (Power Purchasing Agreement, ou Contrato de Compra de Energia) e “contratos verdes” de fornecimento.
Por fim, quaisquer emissões residuais que não possam ser geridas no âmbito das soluções delineadas serão neutralizadas através da participação em projetos internacionais certificados (projetos certificados de carbono). A empresa também continuará a monitorar novas tecnologias e soluções na área de fontes renováveis voltadas para a descarbonização, que possam apoiar a Marelli no cumprimento de seus objetivos.
A Marelli manterá um papel de liderança no desenvolvimento de soluções inovadoras para melhorar a eficiência dos veículos e apoiar a transição para uma sociedade de baixo carbono, incluindo tecnologias para eletrificação e soluções para otimizar a eficiência dos motores de combustão interna.
Fonte: Assessoria Marelli