Como uma fenix do setor automotivo, a Automechanika Frankfurt volta com força renovada, esbanjando competência, profissionalismo e inovação num mercado carente de novas soluções e ávido por conhecer as inovações que foram gestadas e aprimoradas nos últimos 2 anos pelos profissionais do setor automotivo mundial.
Atender e, mais ainda, superar as enormes expectativas deste seleto público (expositores e visitantes) não foi uma tarefa fácil. Porém, com muito trabalho, força e dedicação, o objetivo foi alcançado.
De 13 a 17 de setembro de 2022 a Messe Frankfurt ergueu bem alto seu estandarte, anunciando ao mundo a “volta por cima”. A vitória das pessoas que acreditaram em suas capacidades, em sua fé em dias melhores e ao retorno do convívio em paz entre todos os povos do mundo.
A mostra deste ano recebeu os 78 mil visitantes, vindos de 175 países, com novos formatos e extensa programação, para visitar as 2.804 empresas expositoras vindas de 70 países, distribuídos em 19 pavilhões, além das áreas externas do recinto de exposições, transformando os cinco dias da exposição da Automechanika Frankfurt os mais cheios do recinto desde o retorno das exposições da Messe Frankfurt.
Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt. declarou: “As coisas estão claramente indo na direção certa. Juntamente com os nossos clientes e nossos parceiros internacionais, estamos otimistas em relação ao futuro: nada pode substituir as feiras. Os participantes também aproveitaram ao máximo as novas oportunidades de networking para finalmente nos encontrarmos pessoalmente e fazer novas contatos comerciais”.
O alto nível de satisfação dos visitantes, de 92%, demonstra claramente que as áreas de foco da Automechanika deste ano foram exatamente o que a indústria estava procurando: aumentar a digitalização, a remanufatura, os sistemas de acionamento alternativos e eletromobilidade em particular, e apresentar oficinas automotivas e varejistas com grandes desafios.
Pela primeira vez, houve mais de 350 eventos em oferta, incluindo apresentações de novos participantes e workshops gratuitos para profissionais do setor automotivo.
Em uma forte apresentação, realizada no primeiro dia do evento, no “CEO Breakfast”, patrocinado pela ZF Aftermarket, os profissionais da Fórmula 1 Mika Häkkinen e Mark Gallagher apresentaram, em formato “chat ao pé da lareira”, fascinantes insights para um setor que está mudando mais rápido do que nunca.
Detlef Braun explicou: “Nesses tempos turbulentos, a indústria precisa de novos insights e novas ideias. Afinal, o objetivo é garantir que seja possível para todos desfrutar da mobilidade mais segura, sustentável e amiga do clima no futuro”.
Peter Wagner, diretor Administrativo da Continental Aftermarket & Services, comentou: “A Automechanika deixou duas coisas muito claras. Em primeiro lugar, mesmo em um mundo cada vez mais digital, tudo se resume às pessoas. Falar com alguém pessoalmente, visitar um estande, percorrendo as salas de exposição, até mesmo apertando as mãos – nenhuma dessas coisas pode ser substituída. Em segundo lugar, a transformação da indústria continuou a acelerar. Algumas áreas foram identificadas como tendo ganho uma significativa importância, como, por exemplo, os serviços digitais para oficinas e sistemas de acionamento alternativos. Como fórum para campos promissores como esses, a Automechanika será ainda mais importante no futuro, porque a perícia é absolutamente essencial e os workshops e os revendedores devem continuar desempenhando um papel muito importante”.
Grande interesse também foi constatado na nova vitrine “Innovation4Mobility”, que cobriu tópicos como tecnologia de baterias, sistemas alternativos de acionamento, hidrogênio, energia solar, tecnologia, e- -commerce e veículos conectados.
Oportunidade para carreiras no aftermarket
Outro destaque também foi a impressionante quantidade de jovens visitantes que vieram à feira para saber mais sobre as oportunidades de treinamento e carreiras oferecidas no mercado de reposição automotiva. Este ano marcou, com grande sucesso, a primeira vez que a recém-criada associação Talents4AA, uma organização sem fins lucrativos que visa atrair especialistas talentosos e recém-chegados ao setor automotivo do aftermarket, apareceu na Automechanika Frankfurt.
Diversos expositores confirmaram a excelência da feira, demonstrando a confiança nos trabalhos da Messe Frankfurt, com muitos informando que já reservaram vaga para as futuras edições.
Automechanika Body & Paint competition
Um acirrado concurso foi realizado no dia 21 de setembro para determinar o pintor vencedor do concurso de pinturas em carros.
A competição Automechanika Body & Paint tornou as coisas extremamente difíceis para o painel de prêmios internacionais de nove membros este ano.
Com o tema “Mobilidade em transição”o painel deste ano foi expandido para nove membros com a adição de Alexander Hagemann, vencedor da competição internacional do ano passado, Simon Wait, editor-chefe da Bodyshop Magazine na Inglaterra, e o influenciador Mike Püllen.
Ideias impressionantes, alto conhecimento técnico e riqueza de paixão pela pintura, levaram os finalistas a trabalhos maravilhosos e muito trabalho para a definição como vencedor de. Sebastian Schunder, de Eckental (Baviera), patrocinado pela SATA.
A Automechanika Frankfurt informa também que está voltando à sua edição bienal. Isso significa que a próxima feira do setor automotivo internacional do aftermarket acontecerá de 10 a 14 de setembro de 2024 no pavilhão de exposições de Frankfurt.
Nos vemos por lá!
Escrito por: Jarbas Ávila