“Pela primeira vez fomos visitados por 181 nações!” Um crescimento de 7.1%
O setor mundial do aftermarket compareceu em peso na comemoração da 25ª edição da Automechanika Frankfurt, a maior feira do setor automotivo do globo!
A 25ª Automechanika Frankfurt continuou a surpreender e conseguiu a façanha de se reinventar e se superar mesmo após tantos anos de existência!
Detlef Braun, membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt, resumiu o feito nesta frase: “A 25ª Automechanika Frankfurt realizou a maior e melhor feira internacional em sua história”.
De 11 a 15 de setembro, mais de 5.000 empresas – mais um recorde, em 2016 foram 4.843) – apresentaram seus novos produtos e suas soluções em uma área de aproximadamente 315.000 m².
O evento registrou 136.000 visitantes estrangeiros vindos de 181 países! Outro recorde! Desses, aproximadamente 10.000 estavam visitando a feira pela 1ª vez! E 82% declararam que atingiram plenamente seus objetivos.
Ainda, segundo Braun, “O feedback de nossos clientes foi inconfundível: nunca antes a feira Automechanika Frankfurt esteve tão focada no futuro. Todas as áreas do mercado de reposição automotiva – indústria, varejo e oficinas – responderam às megatendências que incluem carros conectados, oficinas interligadas e veículos limpos, oferecendo uma incrível variedade de inovações para o enorme grupo internacional de profissionais que visitaram a feira. Em todos os 23 níveis das salas de exposições e na área de exposição ao ar livre, as coisas estavam realmente vibrando”.
DECLARAÇÕES
As declarações de diversos CEOs, presidentes, diretores e executivos deixaram claro a satisfação e o orgulho de fazer parte de uma das mais dinâmicas mostras comerciais do mundo.
O clima entre as associações e expositores responsáveis pelo lançamento da Automechanika em 1971 foi extremamente positivo. Michael Söding, CEO da Automotive Aftermarket da Schaeffler AG, resumiu assim a sua satisfação: “Foi a melhor semana do ano”. Numerosos fornecedores demonstraram o que será o futuro da reparação de veículos, incluindo o uso da tecnologia de realidade aumentada, sendo que alguns deles apresentaram seus produtos e soluções na forma de oficinas, como a Bosch, ocasião em que Manfred Baden, presidente da Divisão de Reposição Automotiva da Robert Bosch GmbH, considerou que a feira foi um grande sucesso: “A Automechanika continua a ser a mais importante feira comercial para o mercado de reposição em todo o mundo”.
A Porsche AG, que pela primeira vez expos na Automechanika, aproveitou a oportunidade para contatar diretamente os visitantes da feira e receber o feedback de seus clientes. Robert Heismann, diretor de Desenvolvimento de Negócios de Aftersales, resumiu: “Conseguimos apresentar nossas inovações nos campos de eletromobilidade e de digitalização para uma ampla gama do mercado de reposição aqui na feira, e era exatamente isso o que estávamos procurando.”
PRÊMIO DE INOVAÇÃO AUTOMECHANIKA
Este ano, um total de 120 produtos de renomadas empresas foram enviados para concorrer ao Prêmio de Inovação Automechanika, um dos mais renomados e cobiçados prêmios do setor automotivo mundial.
Dentre os premiados destacamos o novo LED Soluções para o Aftermarket. Louise Eriksson, diretora Global de Marketing de Vendas AM da Osram declarou: “Como feira internacional de referência do mercado de pós-venda, a Automechanika nos oferece a plataforma perfeita para apresentar nossos produtos e destacar as inovações para um público amplo. Nós estamos particularmente orgulhosos do Prêmio de Inovação Automechanika ”.
O alto grau de profissionalismo encontrado nos visitantes da mostra é um dos fatores que ajudam a entender a manutenção do sucesso da feira. O profissionalismo da organização da mostra, e o cuidado e atenção para com os expositores é outro importante fator que colabora para a manutenção do alto nível de toda a feira. Completa o quadro o extremo cuidado com a divulgação da mostra no mundo todo, através de uma extensa cadeia de veículos de comunicação de primeira linha (jornais e revistas especializadas), além do suporte e apoio que os organizadores dão a todas as entidades representativas do setor automotivo presentes de todo o mundo.
A presença cada vez maior de profissionais com poder de decisão tem antecipado, substancialmente, a velocidade no desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e serviços que estão atualmente impactando o mercado mundial, como é o caso dos veículos elétricos e híbridos.
E o impacto não se restringe apenas ao mercado consumidor, mas também a toda a logística e ao planejamento dos processos tanto de fabricação quanto de reparo e manutenção, estendendo-se também para a instrução e o treinamento dos profissionais nas novas e promissoras tecnologias já disponíveis no mercado e que rapidamente vêm sendo embarcadas nos novos meios de locomoção, como os veículos autônomos.
NOVIDADES – REVISITANDO O PASSADO
A Automechanika Frankfurt, revisitou o passado como alguém que reverencia suas origens, e lançou neste salão, com grande sucesso, uma área de Automóveis Clássicos e colecionáveis.
O interesse e deslumbramento completaram o sucesso!
“Com a integração de uma área de Automóveis Clássicos, a Messe Frankfurt encontrou uma resposta ao enorme interesse em carros clássicos e colecionáveis. Com a nossa presença na Automechanika, conseguimos alcançar clientes em potencial e fornecedores de todo o mundo – exatamente como esperávamos”, disse Jörn Schwieger, diretor de Marketing da Volkswagen Classic Parts.
As promessas de novos desenvolvimentos atiçaram as expectativas do que ainda está por vir, e deixaram em todos que participaram deste momento histórico um saboroso gosto de “quero mais”.
A próxima Automechanika Frankfurt já tem data para acontecer: de 8 a 12 de setembro de 2020.
E nós estaremos lá, para ver e viver o futuro.
Escrito por: Jarbas Ávila