Apresentando o novo… para um novo mercado!
Com a promessa de apresentação de novas tendências digitais e novos centros de atenção, aumenta a expectativa dos expositores, visitantes e profissionais que visitarão a feira deste ano, que se realizará de 28 de novembro a 1º de dezembro deste ano, no NECC em Xangai.
Consolidada como a maior feira comercial da Ásia para peças automotivas, acessórios, equipamentos e serviços, e batendo recordes de expositores e visitantes, ano após ano, a Automechanika Shanghai, consegue de destacar não apenas em tamanho e escala, mas também em qualidade e profissionalismo na organização da feira. A especialização e a apresentação de produtos de alta qualidade dos seus expositores, colaboram para coroar o brilhantismo da mostra.
Para este ano, estima-se que o espaço de exposição atinja 350.000 m2, os quais abrigarão aproximadamente 6250 expositores, que receberão os mais de 140.000 visitantes profissionais esperados e gabaritados a examinar e a negociar os inúmeros produtos expostos na feira.
Diversos avanços e lançamentos, cada vez mais presentes nesta feira, farão parte de um dos principais focos e expectativas da mostra, principalmente no âmbito das novas tendências e das inovações tecnológicas voltadas ao setor de mobilidade digital automotiva.
Os Serviços e a Mobilidade do Amanhã – novidades para 2018
Como um dos tópicos mais importantes para os players dos vários setores da indústria automotiva atual, os avanços na digitalização estão chegando de forma cada vez mais rápida e crescente. A condução autônoma, a conectividade dos carros, a eletromobilidade e os sistemas digitais avançados desempenham um papel crucial na moldagem do futuro da indústria, e a Automechanika Shanghai reflete essa evolução indo de encontro às necessidades de compra dos visitantes, apresentando novas empresas e novos desenvolvimentos de produtos e serviços que atendem a estas novas demandas, através das apresentações de palestras e eventos paralelos apresentados pelos expositores.
A ênfase da exposição nas tendências digitais, pode ser conferida na nova área do “Serviço e Mobilidade do Amanhã”, criada em colaboração com a Câmara de Comércio Eletrônico da China. Localizado no North Hall, é fácil entender por que esse aspecto do programa está ganhando cada vez mais força entre os expositores e visitantes. Na verdade, até 2030, esperasse que os serviços de carros conectados expandirão a receita da indústria automotiva global em 30%. Ao mesmo tempo em que, a taxa de penetração de veículos autônomos, deverá atingir até 20%.
A área contará com os cinco elementos essenciais da conectividade de carro através de exposições, fóruns e atividades interativas para transporte público e privado. São eles:
- Pessoas – esta área se concentrará especificamente no bem-estar do usuário do carro, incluindo os mais recentes componentes eletrônicos internos para melhorar a segurança, o entretenimento pessoal e o conforto do motorista
- Veículo – os visitantes podem explorar uma série de demonstrações de carros no local, com uma série de veículos elétricos em exibição para dar vida aos conceitos de conectividade do show
- Rodovia – a área também promoverá a infraestrutura de estradas conectadas para a condução autônoma e também examinará os padrões e regulamentos dos países mais desenvolvidos.
- Rede – uma série de redes internacionais líderes de mercado e provedores de TI se reunirão nesta área, demonstrando como a conectividade continua a unir o setor automotivo com o mundo on-line.
- Nuvem – o gerenciamento de dados será um aspecto fundamental aqui, permitindo que os visitantes explorem as maneiras pelas quais os dados de conectividade de carro podem melhorar o gerenciamento de frotas, compartilhamento de carros e cidades inteligentes.
O setor de “Serviços & Mobilidade do Amanhã” também abordará vários aspectos das inovações de energia em veículos, como controles elétricos, infraestrutura de recarga, tecnologia de baterias, componentes de veículos e equipamentos de teste. Ao mesmo tempo, vários outros setores da indústria demonstrarão como essas tendências digitais estão se infiltrando em muitos mercados automotivos. Isso inclui os setores de Peças e Componentes e Acessórios e Personalização, bem como os setores de Reparo e Manutenção e Eletrônica e Sistemas.
Fiona Chiew, vice-gerente geral da organizadora da exposição Messe Frankfurt (Xangai) Co Ltd, enfatizou como a Automechanika Shanghai continua acompanhando as tendências em constante mudança do setor: “Tivemos a sorte de testemunhar uma mudança de atitude na fabricação de automóveis nos últimos tempos. anos. Os conceitos de “céu azul” do setor agora são coisa do passado, com a grande maioria das inovações em digitalização e conectividade se concretizando em vários setores. Atingindo toda a cadeia de suprimentos do setor automotivo, a Automechanika, além de atrair os maiores e mais importantes nomes de cada setor, nos permite apresentar essa evolução da maneira mais eficaz possível.
REIFEN Zone
O retorno da feira REIFEN Zone é outra peça vital do quebra-cabeça que ajuda a conectar toda a cadeia de suprimento de automóveis sob o mesmo teto. Cobrindo os mais recentes produtos de pneus, aros e rodas, a zona permite aos expositores e visitantes capitalizar sobre a contínua sobreposição entre o sector global de pneus e o mercado de pós-venda automóvel. Além disso, a Zona REIFEN está mudando este ano para um novo local no Hall 7.2, para gerar mais oportunidades de colaboração com setores e zonas vizinhos. Uma vitrine especial apresentará produtos de alto desempenho, pneus auto-selantes e processos de produção ainda mais inovadores, além de pneus específicos para carros elétricos.
Cadeia de Lojas
Novo para 2018, a Zona de Cadeias de Lojas da Automechanika Shanghai é uma resposta direta aos canais de distribuição transformadores da China – particularmente no campo de reparos e manutenção. Atualmente, as cadeias de lojas no país ocupam mais de 20% do mercado e oferecem uma alternativa mais transparente em termos de preço e serviços padronizados. Além disso, regulamentações mais rigorosas para o setor chinês de reparos geraram uma oportunidade para as cadeias de lojas se adaptarem ao mercado e ganharem uma posição mais forte em relação às lojas 4S e oficinas tradicionais.
A Chain Stores Zone receberá uma forte coleção de cadeias de lojas nacionais e internacionais, empresas de e-commerce e distribuidores automotivos, permitindo que os participantes explorem o futuro do setor de serviços automotivos. Esta inclusão também serve como insight sobre a importância crescente para o cenário futuro de reparação de automóveis.
Para mais informações sobre a Automechanika Shanghai 2018, ou para baixar imagens de alta resolução do show do ano passado, visite www.automechanika-shanghai.com.
A Automechanika Shanghai é organizada pela Messe Frankfurt (Xangai) Co Ltd e pela China National Machinery Industry International Co Ltd (Sinomachint). É uma das 17 feiras da Automechanika realizadas na África, Ásia, Europa e Américas. Para mais informações, favor contatar a Messe Frankfurt (HK) Ltd através do número + 852 2802 7728 ou através do email auto@hongkong.messefrankfurt.com.
Escrito por: Jarbas Ávila