A 15ª edição da Automechanika Shanghai, que aconteceu de 3 a 6 de dezembro no National Exhibition and Convention Center em Shanghai, China, continua a comemorar recordes de participação e audiência.
Os visitantes atingiram a marca de 159.728 profissionais, crescimento de 6,10%, enquanto os expositores cresceram 5,12%, contando 6.590 empresas que se apresentaram num grandioso espaço de 350.000 m².
Os números por si só impressionam. Mas o que ficou gravado nas mentes de todos os participantes, foi que esta edição, confirmando as tendências do que já vinha ocorrendo paulatinamente no mundo todo, tornou-se o “divisor de águas” entre as tecnologias dos motores e dos usos do automóvel do passado com as inovações tecnológicas e necessidades da mobilidade urbana do presente.
O “amanhã” da eletromobilidade, das novas tecnologias dos veículos inteligentes, a conectividade dos automóveis, os serviços de mobilidade, os sistemas rodoviários inteligentes e os mais novos e leves materiais apresentados na Automechanika Shanghai 2019 foi trazido para o “hoje”! E com um detalhe: sem direito a saudosismos ou retrocessos. O futuro já chegou. E chegou muito antes do esperado!
E isso só foi possível porque foi comandado pela incessante necessidade do novo, do mais moderno, do mais seguro, do mais rápido, do mais econômico, do mais barato, do mais leve, enfim das necessidades do homem do amanhã.
E, entenda do amanhã como sendo do “amanhã cedo”!, pois à tarde … bem … poderá já ser “tarde demais”!
A incansável vontade de sonhar do homem o levou à insaciável vontade de criar, recriar e transformar e a voltar a sonhar, num looping sem fim e cada vez mais veloz. E na era das novas e modernas tecnologias, sonhar é praticamente “poder criar”.
Como curiosidade podemos ver que está cada vez mais difícil encontrar alguma coisa que, de pronto, podemos afirmar: “Isso é impossível”. O que é impossível para você? Hoje? Porque amanhã pode não ser mais!
O modo de vida do homem contemporâneo mudou. E continuará mudando rapidamente.
O carro, objeto do desejo de muitos, já não atrai mais os jovens como “antigamente” (leia-se, menos de 30 anos atrás)! Hoje, a mobilidade é a palavra de ordem. E com ela novos “sonhos” acontecem. E o looping se realimenta.
As mudanças nos tiram da nossa “zona de conforto”, mas, por outro lado, nos induzem a sonhar, a criar, a desenvolver e a crescer.
Ainda bem que sempre teremos um “palco maravilhoso” onde apresentar nossos sonhos e nossas criações.
E eu e todos os mais de 160.000 mil visitantes do mundo todo esperamos poder ver e aplaudir todos “os seus sonhos e suas criações” na próxima Automechanika Shanghai, que acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2020.
Até lá!
Escrito por: Jarbas Ávila