A inovação e o profissionalismo foram os pontos determinantes para o sucesso obtido com a realização da 16ª edição da Automechanika Shanghai – 2020, que se realizou de 2 a 5 de dezembro no National Exhibition and Convention Center – Shanghai.
O evento, chamado de “Hybrid”, teve o seu desenvolvimento programado para atuar tanto de maneira presencial quanto virtual, e o modelo foi coroado de sucesso.
Inúmeros players da cadeia de fornecimento global do Aftermarket elogiaram o formato hibrido, que praticamente transportou os players para o Centro de Exposições e Convenções de Shanghai. O retorno dos participantes continuou ainda por muito tempo a refletir favoravelmente, com um forte otimismo pela recuperação do mercado do Aftermarket.
Com efeito, os números obtidos pelos organizadores, mesmo durante a pandemia, foram surpreendentes.
Os visitantes presenciais somaram 79.863 profissionais, para um universo de 3.845 expositores, num espaço de 280.000 m².
Já os visitantes virtuais ao AMS Live – Automechanika Shanghai Live (contabilizando-se as visualizações de páginas) atingiram a marca de 578 mil visitas vindas de 150 países e regiões.
Além disso, foram registradas 652 correspondências de compromissos de negócios tanto on-line quanto pré-agendados no local e realizados 62 eventos paralelos e 49 programas “híbridos” transmitidos no AMS Live.
Fiona Chiew, diretora-geral Adjunta da Messe Frankfurt (HK), afirmou: “Esta edição da Automechanika Shanghai foi muito gratificante. Nossa maior ambição era unir os participantes nacionais e internacionais do setor em face da pandemia e acredito firmemente que tivemos sucesso. O AMS Live foi uma parte crítica da infraestrutura do show para atingir esse objetivo, pois promoveu o intercâmbio de negócios e networking, bem como capturou o verdadeiro sentido das atividades em torno do recinto de feiras. Estou ansiosa para ver como podemos dar continuidade a esse impulso em 2021”.
Navegando em um ecossistema automotivo dinâmico
Em 2020 a Automechanika Shanghai continuou a se basear em seu conceito progressivo de ecossistema automotivo e concentrou-se na criação de uma feira mais inclusiva, destacando oportunidades de colaboração entre vários setores.
Além dos antigos e tradicionais expositores, este ano também participaram novos expositores como ACHR, APG, Arnott Air Suspension, Bangbang, Baumann Springs, Brembo, Carzone, CRRC, DeVilbiss, Dong Feng, EAE, Eni, Ford Motor China, Foton, Fuchs, GSP, Hengst, Jauto, Lançamento, Liqui Moly, Lucas, Mahle, Michelin Lifestyle, MP Concepts, Riyong-JEA, Saic Motor, Sata, Sogreat, Sonax, Tein, Toyota Tsusho, VIE, Wanxiang, Zhongmou e Grupo Zynp.
Os setores Parts & Components, Tomorrow’s Service & Mobility e Electronics & Connectivity destacaram tecnologias e tendências inter-relacionadas trazidas por uma maior digitalização na cadeia de abastecimento.
A Tomorrow’s Service & Mobility manteve sua posição como um centro de incubação e inovação, atraindo uma série de expositores pela primeira vez, bem como 30 start-ups na zona de inovação ICVIC, institutos de pesquisa, associações e muito mais.
Os expositores destacaram, ainda, algumas descobertas de ponta em avanços digitais e materiais, os quais moldarão o carro do futuro.
Cheng Yongshun, vice-presidente da China National Machinery Industry International, observou: “Este ano, a pandemia acelerou a evolução da cadeia de suprimentos de peças automotivas e a Automechanika Shanghai estava lá para ajudar a indústria a aproveitar as oportunidades de recuperação comercial e demanda doméstica”.
Escrito por: Jarbas Ávila