Por Jarbas Ávila
A Automechanika Shanghai 2023, que aconteceu de 29 de novembro a 2 de dezembro, foi uma edição recorde de participação tanto de expositores quanto de visitantes.
O sentimento de celebração que tomou conta do centro Nacional de Exposições e Convenções de Shanghai, em sua 18ª edição, representa bem o espírito tanto de expositores quanto de visitantes, que se admiraram com a riqueza de novos lançamentos e com a quantidade de profissionais do setor automotivo ávidos por reencontrar seus pares e estabelecer novos negócios.
Apesar do sucesso desta última edição, ficou patente que o foco mudou rapidamente para uma visão do futuro próximo quando os fornecedores se envolveram em discussões sobre as potenciais parcerias para o próximo ano.
A ênfase, na colaboração e na partilha de conhecimento foi particularmente elogiada, uma vez que as vitrines e os eventos paralelos promoveram uma compreensão coletiva da trajetória contínua que a indústria automotiva vem mostrando em direção às novas formas de meios de locomoção, de combustíveis alternativos e da eletrificação das frotas.
Aqui, alguns dos principais números da Automechanika Shanghai 2023 demonstram a grandeza do evento.
- Visitantes presenciais: 185.284 vindos de 177 países e regiões; representando um aumento de 16% e 19% em relação aos recordes históricos obtidos anteriormente.
- Expositores: 5.652 de 41 países e regiões.
- Área do pavilhão de exposições: mais de 300.000 m².
- Eventos marginais: 77 entre palestras, workshops, debates etc.
- Pavilhões: 16, de países e regiões diferentes.
- Visitas online via AMS Live: mais de 870 mil visualizações de páginas.
Fiona Chiew, diretora-geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd, encantada com os resultados, comentou: “O esmagador crescimento dessa participação indica a importância contínua deste evento da indústria automotiva, não apenas para a China, mas também de forma global, fornecendo uma porta de entrada para informações, intercâmbio, marketing, comércio e educação.”
De fato, com o regresso à normalidade das viagens internacionais, o número de visitantes estrangeiros atingiu novos recordes.
A feira teve a maior visitação de países e regiões, incluindo Malásia, Taiwan, Índia, Coreia do Sul, Turquia, Tailândia, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Austrália e Alemanha (em ordem decrescente). “Olhando para o futuro, acreditamos firmemente que o nosso papel e apoio irão se expandir à medida que antecipamos um florescimento de colaboração em todo o ecossistema. Esta maior integração será impulsionada pelo reconhecimento da comunidade global da transição energética em curso e da inevitável mudança para a eletrificação e a conectividade”, acrescentou Chiew.
Li Zhang, gerente-geral da China National Machinery Industry International Co. Ltd., comentou sobre a cobertura de exposições de classe mundial: “Reconhecemos que os participantes do mercado usarão as inovações globais da Automechanika Shanghai para fazer avançar ainda mais a indústria automotiva global. No mercado chinês, esperamos ver outro salto na produção e nas vendas de NEV de mais de 13 milhões de unidades na medida em que a infraestrutura de carregamento do país e as políticas governamentais de apoio acelerem a adoção. Além disso, o rápido progresso da IA, da tecnologia de sensores e da conectividade traçará um caminho natural para a maior autonomia, segurança e eficiência dos veículos.
No futuro, assumiremos mais responsabilidades na promoção do desenvolvimento avançado da indústria automotiva, continuando a fornecer melhores serviços de feiras comerciais”.
Nesse sentido, todas as áreas do Innovation4Mobility Showcase revelaram-se imensamente populares, com os visitantes explorando cuidadosamente as vitrines de produtos e sintonizando a variedade de apresentações. O palco principal do Innovation4Mobility, contendo uma área de fórum, lounge de networking, arena para startups e vitrine de produtos, revelou avanços na fabricação, na cadeia de valor de NEV e veículos conectados e na sustentabilidade.
Empresas líderes, como Ambarella, Nanyue, VIE e Fulin Precision exibiram produtos relacionados ao hidrogênio, chips automotivos, novos sistemas de energia para veículos, matérias-primas para baterias de energia e
carregamento sem fio. Além disso, a Área de Mobilidade Futura apresentou avanços em NEVs, tecnologia de hidrogênio, conectividade avançada e direção autônoma, apresentados por Dongfeng Huashen, Dongshi, Hyvitech e Youkong.
A 19ª edição da Automechanika Shanghai acontecerá de 2 a 5 de dezembro de 2024.
Para mais informações acesse: https://automechanikashanghai.hk.messefrankfurt.com/shanghai/en/planning-preparation/visitors.html
Escrito por: Jarbas Ávila