Produto é investimento profissional com validade inicial de 3 anos.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva –, entidade voltada à qualidade do setor automotivo, está avaliando e certificando profissionais através do programa Certificação de Reparadores Automotivos IQA, em oito diferentes escopos: sistemas de freio, direção, suspensão, exaustão, motores, retífica de motores, funilaria e pintura. A certificação é recomendada a profissionais que atuam há pelo menos 2 anos ou que possuam mais de 460 horas comprovadas de trabalho na área de reparação automotiva.
A iniciativa, denominada Certificação de Reparadores Automotivos IQA, está disponível no site https://cpiqa.iqa.org.br/ e proporciona benefícios para todos os envolvidos no setor, sejam profissionais de oficinas independentes ou de concessionárias, incluindo fabricantes de autopeças e o próprio consumidor final, que passarão a contar com mão de obra qualificada, avaliada e certificada por um organismo especializado no setor automotivo, o que representa uma garantia a mais de qualidade na prestação de serviços.
“Pensamos na certificação como um instrumento em que todos ganham: o profissional, que tem seus conhecimentos valorizados, as empresas do setor, que passam a ter mais competitividade ao contar com mão de obra reconhecidamente qualificada, e o consumidor final, que corre menos riscos ao contratar serviços automotivos”, afirma Alexandre Xavier, Superintendente do IQA.
A Certificação de Reparadores Automotivos IQA pode ser obtida por qualquer profissional da área, independentemente de ter formação acadêmica específica. A avaliação é realizada online e, de acordo com o resultado, o solicitante é certificado.
A certificação é um investimento profissional, com validade de 3 anos inicialmente. “Após esse período, o profissional deve passar por recertificação, e por isso é imprescindível que nesse período de tempo mantenha seus conhecimentos atualizados, uma vez que surgem novas tecnologias todos os dias”, afirma Sergio Ricardo Fabiano, gerente de Serviços do IQA.
“Essa certificação coroa um sonho”, afirma Pedro Paulo Moraes, presidente do Sindirepa-PE (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Assessórios Nacional de Pernambuco), ao comentar que os profissionais do setor valorizam muito esse tipo de certificação. “Considerando que se trata de uma certificação feita por uma entidade do setor que é bastante acreditada, tanto pelos fabricantes como pelos reparadores”, completa Moraes.
É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE-Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.
O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva – é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias.
Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a Qualidade além da certificação, como treinamentos presenciais e online, conteúdo técnico em publicações/estudos técnicos, inspeções e ensaios de laboratório, com uma cultura de inovação e proximidade às necessidades das organizações e sociedade.
É representante de órgãos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro (www.inmetro.gov.br) como organismo de certificação. Acesse o site www.iqa.org.br.
Escrito por: Alexandre Akashi