Em livro, consultor traz lições práticas de gestão de carreira e de empresa
Chega às livrarias físicas e digitais do Brasil um livro que explora conceitos e ideias aptas a auxiliar empreendedores, profissionais de alto desempenho, estudantes ambiciosos e líderes de qualquer área. Em Como Chegar Lá (Editora Intrínseca, 352 páginas, R$ 70), o autor Stephen A. Schwarzman, presidente e cofundador da multinacional Blackstone, destaca lições que aprendeu ao longo de sua vida – e que hoje transmite a líderes políticos e empresariais – com o objetivo de causar o máximo impacto e transformar a vida da maior quantidade de pessoas.
Com uma escrita leve e autobiográfica, Schwarzman leva ao leitor sensações comuns a aqueles que enfrentam as dificuldades diárias de iniciar um negócio próprio ou de gerir uma pequena empresa. Ao recordar o momento em que decidiu fundar a Blackstone, o autor fala sobre uma sensação comum a todo empreendedor.
“O momento de desespero em que a única coisa que você consegue enxergar é a imensa distância entre o ponto em que você se encontra e a vida pessoal e profissional que imaginou. Quando você consegue o que quer, as pessoas veem apenas o seu sucesso. Quando não consegue, veem apenas o seu fracasso. Ninguém enxerga os pontos de inflexão que poderiam tê-lo levado a uma direção completamente diferente. No entanto, são exatamente esses pontos de inflexão que proporcionam as maiores lições para os negócios e para a vida”, escreve.
Apesar de atuar no ramo financeiro, Schwarzman relata em seu livro que nunca fez um curso de Economia. Ao longo de sua trajetória profissional, para compensar a falta de expertise no assunto, se propôs a reconhecer padrões e desenvolver novas soluções e paradigmas, focando em transformar suas ideias em realidade.
“O mercado financeiro foi o meio que me permitiu aprender sobre o mundo, construir relacionamentos, enfrentar desafios significativos e canalizar minha ambição. Ele também me permitiu refinar minha capacidade de simplificar problemas complexos ao me concentrar apenas nos dois ou três aspectos determinantes para o resultado”, completa.
Conselhos valiosos
São os conselhos descritos por Schwarzman em seu livro que enriquecem a obra. Fosse simplesmente uma biografia, o conteúdo não se destacaria em meio aos outros lançamentos editoriais. O próprio autor ressalta ter escolhido passagens de aprendizado em sua vida pessoal e profissional, por meio das quais pudesse detalhar estratégias que lhe geraram resultados.
“Eu nunca quis escrever um livro de memórias que perpassasse todos os momentos da minha vida. Nunca me achei digno de tanto. Em vez disso, preferi escolher eventos e episódios em que aprendi algo importante sobre o mundo e sobre o meu trabalho. Este livro é uma coleção de pontos de inflexão que me levaram a ser quem eu sou hoje e das lições que me ensinaram”, escreve.
Um desses conselhos está diretamente relacionado às próprias características da Blackstone, uma empresa de investimentos. Para o autor, mais importante do que ganhar ou gerar dinheiro, é necessário evitar perdê-lo, a todo custo. De acordo com ele, é o gerenciamento de risco o que irá manter você no jogo a longo prazo. Levando a máxima ao mercado, vale a estratégia cada vez mais atual e relevante de dedicar esforços para manter os atuais clientes, em detrimento de apenas buscar novos consumidores.
Schwarzman também ressalta a importância de relacionar-se com as pessoas. Nesse sentido, o autor reforça que é muito importante manter uma rotina para ligar ou escrever para pessoas que você admira com o objetivo de pedir conselhos úteis. “Você nunca sabe quem vai topar. Não tenha medo de pedir, de insistir”, afirma.
Outra dica diz respeito ao próprio conteúdo dessas conversas. Para ele, ao encontrar com alguém fale dos problemas da pessoa, e não dos seus. Isso porque a melhor maneira de criar conexões é tentar ajudar os outros. “Vender consiste em resolver os problemas alheios”, explica. Muitas vezes, inclusive, tais problemas são relativamente simples de serem resolvidos, desde que observados e avaliados por alguém de fora, que eventualmente tem soluções não imaginadas para determinadas demandas.
Os conselhos do autor não ficam restritos a líderes empresariais ou gestores. Usando bons exemplos do início de sua carreira, Schwarzman aponta para questões que estudantes e profissionais recém-formados devem considerar em seus inícios de carreira. Ainda que tenha trilhado um caminho pelo mercado financeiro, o autor busca exibir conselhos que podem ser aplicados de forma genérica em outros segmentos de trabalho.
“Quando estiver procurando os primeiros empregos da sua carreira, preocupe-se apenas com a curva de aprendizado, não com prestígio. Na outra ponta, jamais contrate alguém apenas suficientemente bom: um profissional nota 10 é muito diferente de um nota 9”, completa, direcionando a última lição para profissionais que estão formando equipes de trabalho.
Trata-se, sobretudo, de uma leitura leve, que não deve ser encarada como um livro tradicional de autoajuda com fórmulas de sucesso. A riqueza dos conselhos e ensinamentos traçados por Schwarzman reside também em seu currículo, atuando como consultor de importantes empresas e de líderes de Estado em diversos países.
Para aqueles que efetivamente não atuam no mercado financeiro, um dos desafios do livro é traçar paralelos imediatos com outros setores de trabalho, de modo que a obra não se torne enfadonha ou “apenas” um conteúdo autobiográfico.
Escrito por: Redação