Livro da Harvard Business Review traz artigos com conteúdo relevante para quem precisa liderar
Liderar é um dos principais desafios que um profissional pode encontrar no mercado de trabalho. Muitas pessoas simplesmente não conseguem desenvolver habilidades específicas para gerir corretamente um grupo de pessoas e quando chega o momento acabam perdendo grandes oportunidades em suas carreiras.
Chega às livrarias agora uma obra que promete auxiliar profissionais em cargos de liderança ou que estejam na iminência de assumir um. Desafios da liderança (Harvard Business Review Press, R$ 30, 208 páginas) faz parte da coleção Dez Leituras Essenciais da Harvard Business Review, que conta mais de dois milhões de livros vendidos e é referência mundial para quem procura os melhores pensadores, conceitos e artigos para se desenvolver profissionalmente.
O livro apresenta uma série de artigos assinados por especialistas em liderança e gestão de pessoas. O foco principal é demonstrar que as verdadeiras habilidades de liderança podem ser adquiridas e aperfeiçoadas ao longo da vida. Ou seja, não faz sentido acreditar que determinadas pessoas simplesmente “não nasceram para liderar”.
Os artigos abordam temas que auxiliam os leitores a desenvolver a autoconfiança de sua equipe, provocar mudanças positivas, definir uma direção de gestão, motivar os outros colaboradores a alcançar a excelência, extrair força das adversidades, encorajar a tomada inteligente de riscos, dar crédito a outras pessoas pelo seu sucesso, gerenciar com empatia e aumentar a autoconsciência das pessoas.
Uma das principais qualidades do livro é que os artigos são expostos de forma clara e didática, em uma estrutura que não fica presa ao texto corrido. Além do artigo propriamente dito, o conteúdo contempla quadros que exploram o tema na prática e resumem o que foi exposto pelo especialista.
Logo de início, o leitor tem acesso ao artigo “O que define um líder?”, escrito pelo renomado escritor e jornalista científico Daniel Goleman. De acordo com o autor, situações diferentes exigem tipos diferentes de liderança. “Para realizar fusões, muitas vezes é preciso que um negociador sensível esteja no comando, enquanto uma empresa passando por muitas mudanças radicais exige uma autoridade mais enérgica”, explica.
Goleman ressalta, entretanto, que em sua carreira notou que os líderes mais eficazes geralmente têm um ponto crucial em comum: todos mostram elevado grau do que se tornou conhecido como inteligência emocional (IE).
“Não que o QI e a competência técnica não sejam relevantes; eles são, mas como ‘qualidades iniciais’, ou seja, pré-requisitos no começo da carreira do executivo. Minha pesquisa, juntamente com outros estudos, prova que a inteligência emocional, por sua vez, é uma condição sine qua non de liderança. Sem ela, a pessoa pode ter a melhor formação do mundo, uma mente analítica e incisiva e um arcabouço infinito de ideias brilhantes, mas ainda assim não se tornará uma grande líder”, completa.
Posteriormente, de forma estruturada e didática, o assunto é apresentado em resumo pela equipe editorial do livro, e não nas palavras do autor. Em leituras de artigos, esse tipo de estrutura é muito eficiente para que o conteúdo seja assimilado através de uma única leitura, sem que seja necessário grifar o texto, realizar fichamentos ou algo do tipo.
Confira a seguir os demais artigos que fazem parte do livro:
- Como se tornar um executivo eficaz, de Peter F. Drucker;
- O que os líderes realmente fazem, de John P. Kotter;
- O trabalho de liderança, de Ronald A. Heifetz e Donald L. Laurie;
- Por que alguém deveria ser liderado por você?, de Robert Goffee e Gareth Jones;
- As provas de fogo da liderança, de Warren G. Bennis e Robert J. Thomas;
- Liderança Nível 5: O triunfo da humildade e da determinação ferrenha, de Jim Collins;
- As sete transformações da liderança, de David Rooke e William R. Torbert;
- Liderança autêntica, de Bill George, Peter Sims, Andrew N. McLean e Diana Mayer;
- Em defesa do líder incompleto, de Deborah Ancona, Thomas W. Malone, Wanda J. Orlikowski e Peter M. Seng
São artigos que evitam a repetição de temas e visam gerar uma abordagem completa e complexa dos assuntos que mais interessam à formação de um líder qualificado atualmente. Além disso, o livro faz parte de uma coleção de conteúdo com forte representação no mercado. Atualmente, a Harvard Business Review fornece conteúdo qualificado através de sua revista principal, de suas 13 edições internacionais licenciadas, dos livros da Harvard Business Review Press e do conteúdo digital publicado no site HBR.org.
Por meio de renomados professores e pesquisadores que fazem parte de sua grade de colaboradores, a Harvard Business Review procura explorar um conteúdo que não se limita ao marketing digital, por exemplo. Assim, a instituição reconhece e publica temas essenciais ao gestor que enfrenta diversas demandas em seu dia a dia e procura por soluções práticas e eficazes.
Num momento em que muitos buscam qualificação, mas esbarram na falta de tempo e até mesmo de disposição para adquirir novos conhecimentos, o livro da Harvard Business Review é uma ótima opção para enriquecer o portfólio de ideias e conceitos de forma rápida e eficaz. Vale a leitura, principalmente agora!
Escrito por: Redação