Autonor atinge 20 anos consolidada como um dos principais eventos do setor automotivo nacional.
A Autonor (Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste) chega em 2019 a duas décadas de uma existência consagrada. Desta vez, o público conhecerá as principais novidades do setor de 11 a 14 de setembro, no Centro de Convenções de
Pernambuco.
O evento se consolidou como um dos maiores e mais importantes do setor automotivo nacional e investiu, desde a sua primeira edição, para disponibilizar a indústrias e distribuidores um instrumento capaz de promover, de forma eficiente, a interação entre fornecedores e clientes num ambiente propício à divulgação de produtos e realização de negócios.
Um dos principais aliados da Autonor nesses 20 anos foi justamente sua localização estratégica. Desde o primeiro evento, a Feira é realizada em Recife (PE). Em um raio de 800 km da capital pernambucana estão concentradas sete das nove capitais do Nordeste, região que engloba 90% do PIB (Produto Interno Bruto) nordestino.
“Esse fato mostrou-se fundamental para os fornecedores do Brasil e do exterior que têm como meta ampliar ou consolidar a posição de suas marcas no Nordeste, mercado que possui os melhores índices de crescimento registrados nos últimos anos no Brasil”, aponta a organização do evento, em material distribuído à imprensa.
Além disso, outro foco do evento desde seu início foi reunir representantes dos diversos segmentos do mercado automotivo. Assim, foi possível estabelecer uma parceria entre empresa organizadora, entidades de classe, empresários, profissionais, instituições públicas e privadas.
A evolução ao longo dos 20 anos é evidenciada pelos próprios números. O número de visitantes, por exemplo, passou de 8 mil em 1999 para o recorde de 38 mil na última edição, realizada em 2017. Além disso, o crescimento dos expositores também foi intenso: de 40 marcas na primeira edição para 700 em 2017.
“Indo muito além da sua proposta inicial de criar oportunidades para alavancagem de negócios, a Autonor evoluiu a cada edição bienal não só em número de expositores e de visitantes, mas também em seu leque de atrações e atividades realizadas durante o evento. Assim, passou a oferecer cada vez mais oportunidades de capacitação profissional por meio de cursos e workshops realizados a partir de parcerias firmadas com os expositores e instituições como o Sebrae”, complementa a organização.
Emanuel Luna, diretor da Autonor Empreendimentos, falou com a Mercado Automotivo a respeito da importância da marca e destacou também as características que contribuíram para a evolução do evento nestas duas décadas.
Mercado Automotivo – Qual é a importância de chegar a 20 anos de história?
EL – Nos sentimos muito satisfeitos em alcançar essa marca pois isso revela que, com a ajuda de Deus e muito trabalho, conseguimos vencer os muitos obstáculos que surgiram ao longo de nossa trajetória a fim de transformar a Autonor na
maior e mais importante feira do segmento do Norte/Nordeste. Com certeza, não teríamos alcançado essa posição se não fosse o apoio das instituições e das empresas que estiveram conosco desde a primeira edição realizada em 1999, acreditando no evento como instrumento importante para o fortalecimento da categoria e modernização das empresas do setor. Além
disso, não posso deixar de agradecer aos expositores que sempre confiaram em nosso trabalho.
MA – Nesse período, o Brasil passou por diversos momentos (bons e ruins). Ainda assim, o evento conseguiu se consolidar no cenário nacional?
EL – Nessas duas décadas assistimos transformações de toda natureza e sabemos que a mudança é a única certeza. A surpresa é só o tempo em que elas ocorreram. Por isso, mantivemos o nosso foco em mobilizar esforços, investimentos e tecnologia para a criação de um ambiente cada vez mais favorável à realização de negócios. Nesse sentido, procuramos estar sempre atentos às inovações que venham agregar valor e eficiência, além de nos ajudar a adaptar o nosso produto à evolução do mercado e às novas necessidades dos nossos clientes, que sabem que participar de feiras é uma importante ferramenta para vendas. Dessa forma, conseguimos acumular a energia necessária para atravessar os períodos menos favoráveis ocasionados pela conjuntura política e econômica do País. Sempre acreditei que quem estiver melhor preparado, tem mais chances de ter sucesso.
MA – Boa parte das feiras do setor automotivo seguem concentradas na região Sudeste do País, principalmente em São Paulo. De que forma a Autonor conseguiu se estabelecer como uma legítima Feira do Nordeste?
EL – Com uma participação de cerca 13% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o Nordeste é a terceira maior economia do País, ficando atrás do Sudeste, que tem participação de 55% aproximadamente, e do Sul, com cerca de 16%. Apesar de estar em terceiro lugar no Brasil, o PIB nordestino supera o de países como Chile, Portugal e Singapura. Portanto, é um mercado muito importante que não pode ser desprezado. Foi de olho nesse potencial que criamos a Autonor. Além disso, focamos em atender as necessidades dos distribuidores e lojistas regionais que, para ter acesso às novidades das indústrias automotivas, tinham que se deslocar para eventos no centro-sul. Com a feira realizada em Pernambuco, trouxemos para a região os fabricantes nacionais e estrangeiros que buscam consolidar suas marcas na região. Outro ponto que contribui para a consolidação do evento é o fato da Feira ser realizada em Pernambuco, que é o principal polo distribuidor de autopeças da região. Além disso, a localização estratégica do Estado, com área de influência abrangendo os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, Bahia e Ceará, proporciona condições ideais para atrair visitantes.
MA – Quais as principais dificuldades desse processo?
EL – As maiores dificuldades para consolidar a Autonor como uma das maiores feiras do calendário nacional foram enfrentadas nos primeiros anos quando tínhamos o desafio de abrir os olhos do mercado para o potencial de negócios existente no Nordeste. Quando os resultados começaram a surgir, o crescimento foi como uma bola de neve e praticamente não paramos de crescer ano a ano. Hoje o mercado nordestino é visto com outros olhos. Não é à toa que a Fiat/Jeep instalou em Pernambuco a fábrica mais moderna do mundo.
MA – O que representa para vocês a maturidade que o evento atingiu hoje em nível nacional?
EL – É a coroação de um trabalho realizado com muita determinação e coragem, que contou com a colaboração de uma equipe guerreira e o apoio de lideranças das instituições, das indústrias, dos distribuidores, lojistas e representantes comerciais.
MA – Qual é a expectativa para a edição de 2019?
EL – Sobre expectativa para este ano, esperamos que nossos expositores tenham seus objetivos alcançados, nossos visitantes se renovem em conhecimento e negócios. Serão dias de muita informação e desejamos que todos aproveitem da melhor maneira possível a fim de que alcancem sucesso em seus negócios. Boa feira e bons momentos e até 2021.
Escrito por: Redação