Com 85 anos de mercado, a Arteb olha para o futuro com entusiasmo, motivação e orgulho em estar inserida no mercado global de sistema de iluminação automotiva, com tecnologias avançadas e novos projetos com montadoras em andamento. Confira a seguir entrevista exclusive com o CEO da companhia, Edson Brasil, à revista Mercado Automotivo.
Mercado Automotivo – A Arteb completou 85 anos em 2019. O que significa essa marca para a empresa? Quais foram os principais desafios superados para atingir esse momento?
Edson Brasil – A história da Arteb se traduz em muita experiência acumulada ao longo de décadas, sendo ainda que se mantém com a mesma composição e uma empresa genuinamente nacional que compete no mercado internacional de sistema de iluminação automotiva e que vem passando por um bom momento de evolução com a chegada da nova tecnologia de Led.
Desde a sua fundação dirigida pela família Eberhardt e hoje com a liderança de Pedro Eberhardt, presidente do Grupo Arteb e único acionista, vem passando desde 2015 por um processo de reestruturação organizacional e financeira dirigido por um modelo implementado de governança corporativa, com resultados expressivos. Com isso, a empresa persegue a inovação e busca se aprimorar a cada dia para acompanhar os movimentos do mercado e as novas tecnologias que surgem em sistemas de iluminação automotiva. Conquistou novos projetos com as principais montadoras e vem aumentando sua presença no aftermarket brasileiro e também nas exportações.
Foram muitos anos para uma empresa tão longeva chegar renovada e preparada para atender as novas tecnologias e expandir mercado. A Arteb vem imprimindo um crescimento sustentável se adequando à nova realidade do mercado. Precisou adaptar a sua estrutura após a queda drástica das vendas de veículos novos em 2014 e, ao mesmo tempo, investir no desenvolvimento tecnológico. Desta forma, vem registrando crescimento e ampliando sua participação em todos os canais de negócios.
MA – O mundo digital hoje é uma das formas de levar informações aos consumidores. De que forma a Arteb atualiza seus consumidores atualmente? Qual é a importância dos meios digitais nesse processo?
EB – Sem dúvida, os meios digitais se tornaram um importante canal de comunicação. Estamos presentes nas redes sociais, com Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e site totalmente reformulado para apresentar produtos e dicas de manutenção. Temos uma estratégia diferenciada para cada canal, conseguindo assim atingir consumidores e profissionais do setor.
Os meios digitais possibilitam ampliar a presença da marca de várias formas e complementa o trabalho da comunicação impressa. Também temos a loja on-line oficial da Arteb, onde contamos com a participação de nossos parceiros distribuidores e lojistas de autopeças, assim como já é feito no canal de vendas tradicional.
MA – Gostaria que falasse sobre os investimentos da Arteb em tecnologia e catálogos eletrônicos.
EB – Quando falamos em investimento tecnológico posso dizer que isso faz parte do nosso DNA, hoje temos a Artebtech, uma unidade de negócio avançada que atende todas as exigências tecnológicas em iluminação, e também nosso laboratório onde são estudados e desenvolvidos novos processos e matérias-primas para atender as demandas da tecnologia em Led que, está crescendo de forma rápida nos novos veículos. Também investimos em catálogos eletrônicos que facilitam muito a pesquisa de produtos através de um acesso rápido por nossos clientes.
MA – Um estudo recente da McKinsey, em parceria com o Grupo de Manutenção Automotiva, mostrou que o mercado de reposição poderá totalizar mais de R$ 120 bilhões até 2022. A Arteb é otimista em relação ao crescimento do setor de reposição no País?
EB – As expectativas são muito otimistas. A nossa previsão é obter crescimento acima de dois dígitos percentuais até o final deste ano. A reposição se mostrou um canal que resiste a momentos de crises porque atende a frota em circulação e oferece oportunidades para a empresa crescer como vem acontecendo com a Arteb.
Para isso, foram realizadas algumas mudanças, como reorganização da política comercial, departamento de engenharia dedicado à reposição, fortalecimento da rede de distribuição, monitoramento de preço e portfólio, bem como lançamentos de faróis para mais de 20 aplicações veiculares.
MA – Qual é o principal gargalo que o senhor visualiza hoje no mercado de reposição brasileiro? Qual é a principal dificuldade enfrentada pelas empresas para evoluir?
EB – Falta de informação e dados é um grande problema que dificulta projetar a demanda futura. A complexidade de itens devido à diversificação da frota exige mais investimento em portfólio de produtos e também em sistemas de gestão. Entender as mudanças de comportamento do consumidor e os movimentos de mercado com a chegada de novos players e tomar as medidas necessárias na velocidade que a ocasião exige. Fazer a leitura do cenário e ter plano estratégico que contemple todas as variáveis que se apresentam é uma das dificuldades em um mercado em transformação.
MA – Desde 2017 a Arteb vem implementando uma nova política comercial, que contou com o fortalecimento da equipe de vendas, rede de distribuição e maior investimento em marketing. Quais os principais resultados obtidos com essa nova política?
EB – Ganho em participação de mercado, aumento da visibilidade da nossa marca e principalmente a conquista da confiança de nossos distribuidores. Com tudo isso, podemos identificar as necessidades dos nossos clientes e melhorar nossos serviços.
MA – Em 2018, a Arteb registrou 15% de aumento nas exportações, especialmente para a América Latina. Qual é a importância desse mercado para a companhia?
EB – Temos aumentado de maneira significativa nossas exportações na região, como, por exemplo, para México, Argentina, Bolívia e Peru. A possibilidade de atuar em outros mercados nos permite diversificar nossas vendas e aprender com outros modelos ainda mais competitivos e com diferentes exigências mercadológicas. Continuaremos determinados em crescer ainda mais este ano nas exportações.
MA – A Arteb vem atuando também no Mercado Livre. Como esse projeto vem funcionando?
EB – Começamos com a loja oficial em 2018 com uma parceria vitoriosa e os resultados são muito bons e crescem dia a dia. É importante frisar que as vendas são realizadas por meio de nossos distribuidores e lojas parceiras da mesma forma como acontece com canal tradicional. Esse projeto nos levou ainda mais próximo dos consumidores e, ao mesmo tempo, protegemos nossa política comercial junto aos nossos clientes, gerando ainda mais negócios para eles, assim todos ganham e investem ainda mais na Arteb.
MA – Gostaria que falasse sobre a relação da Arteb com companhias de seguro e oficinas, levando em consideração que faróis e lanternas são itens de maior troca em colisões.
EB – Também temos parcerias com seguradoras que são muito importantes e representativas no negócio de reparação automotiva, assim como temos relacionamento forte e próximo com as oficinas. É o nosso público-alvo, por isso, fortalecemos cada vez mais a relação, procurando atender as necessidades da melhor forma e com total eficiência com nossos produtos e serviços.
Escrito por: Redação