No modelo de negócio, lojista parceiro não precisa ter estoque físico para produtos vendidos online
A distribuidora de autopeças G&B destaca a inovação proporcionada pelo sistema de Dropshipping, um modelo de negócio em que o lojista parceiro não precisa ter estoque físico para os produtos que vende online. Com o Dropshipping, o lojista pode anunciar os produtos disponibilizados no catálogo da G&B sem a necessidade de investir antecipadamente nesse estoque. Ou seja, só adquire os produtos após terem sido vendidos.
Para a G&B, o modelo de negócios representa uma grande inovação para o setor de reposição automotiva, impactando a forma como o varejo opera atualmente.
“Nesta modalidade de venda, o lojista oferta todo estoque da G&B em suas plataformas digitais sem necessidade de investimento em estoque físico, reduzindo custos operacionais, atendendo a um público maior, ampliando a gama de produtos disponíveis em suas lojas e aumentando sua margem de lucro”, complementa a empresa.
Além disso, a G&B fica responsável por embalar e postar os produtos adquiridos. Tudo feito de forma automatizada, sem dor de cabeça e sem custos escondidos.
“O Dropshipping é peça importante dentro das soluções que a G&B propõe no movimento ‘Salve o Varejo’, que visa unir os varejistas de autopeças em um esforço conjunto para enfrentar os desafios do mercado e fortalecer o setor como um todo. Essa iniciativa não apenas é um marco importante para nossa empresa, mas também reflete nosso compromisso contínuo com a inovação e apoio ao varejo de autopeças. Acreditamos firmemente na colaboração e na inovação como pilares fundamentais para o crescimento sustentável do varejo de autopeças”, aponta a empresa.
Confira a seguir entrevista exclusiva com Nicoly Beiram, Head de Inovação e responsável pelo Dropshipping da G&B.
Mercado Automotivo – O Varejo, de modo geral, vem sofrendo bastante no Brasil. Diversas marcas, em setores distintos, anunciaram prejuízos e fechamentos de lojas. Nesse contexto, gostaria que falasse sobre o movimento “Salve o Varejo” no mercado de autopeças.
Nicoly Beiram – Nos últimos anos, o setor de reposição automotiva vem passando por um forte realinhamento e que apresenta diversas ameaças ao pequeno e médio varejo. Entre elas, podemos citar (i) o distribuidor que vende para oficinais mecânicas que uma vez eram/são clientes do varejista, (ii) as montadoras entrando no aftermarket e os atacarejos e grandes grupos de lojas apoiados ou não por fundos de investimento.
Reconhecendo os possíveis danos resultantes destas ameaças, a G&B decidiu trazer luz à diversas questões pertinentes a estes movimentos e que muitas vezes passam despercebidas da rotina do pequeno varejo.
Com isso, criamos o movimento “Salve o Varejo” que tem como missão provocar reflexões ao varejo, levando informações relevantes até eles através do nosso podcast Automotivamente, capacitando o lojista e sua equipe com os cursos gratuitos do nosso portal PeçaMentor, apresentando novas ferramentas e estratégias de negócio com o Dropshipping, tudo com o objetivo de preparar o lojista no enfrentamento às estas ameaças. A G&B tem sempre um canal aberto para discutir temas de interesse do varejista.
MA – Porque o Dropshipping contribui para amenizar os problemas do varejo de autopeças do Brasil? Quais são suas principais vantagens?
NB – Além das dores mencionadas na questão anterior, outra dor do varejo é o custo do estoque parado em loja. Neste contexto, o Dropshipping é um modelo de venda online que chega como mais um canal de venda disponível, além do balcão da loja. A grande revolução do modelo, no entanto, está na forma como a operação é gerida.
Diferentemente das vendas tradicionais, onde o lojista adquire o estoque, anuncia, vende e despacha a mercadoria, o modelo Drop coloca à disposição do lojista os mais de 25 mil itens que a G&B tem em estoque à pronta entrega. Quando o lojista efetiva a venda, a G&B cuida de toda separação, embalagem e envio ao cliente final. O lojista só paga pela mercadoria que já foi adquirida e encaminhada ao cliente final.
O modelo Drop, dessa forma, endereça as duas principais dores do varejo, eliminando os altos custos de manutenção de estoque e aumentando exponencialmente o alcance de novos clientes e variedade de produtos através da venda online.
O lojista conta o suporte da G&B para dar iniciar a operação. A G&B também disponibiliza uma biblioteca online com diversos materiais e cursos de apoio para vendas nessa modalidade.
MA – Gostaria que falasse sobre a importância do investimento em inovação do setor de autopeças. Isso tem sido um fator determinante para manter a longevidade das empresas do setor?
NB – Talvez por sua natural pujança dentro da economia real, o aftermarket automotivo é um setor onde a tecnologia levou mais tempo para se tornar tema relevante na agenda das empresas. A história recente, no entanto, mostra que essa dinâmica mudou e segue mudando de forma rápida. Desde a chegada dos grandes players, apoiados por investidores que combinam poder financeiro e estratégico, até a chegada e consolidação dos marketplaces, o aftermarket no Brasil tem passado por mudanças estruturais de forma acelerada. As empresas que não estiverem atentas a essa nova dinâmica e deixarem de investir na atualização do seu modelo de negócio, correm risco de sobrevivência neste novo mercado mais dinâmico, mais competitivo e mais estratégico.
MA – O Dropshipping também traz vantagens para os problemas de logística que enfrentamos no Brasil? Pensando no quanto o varejo do setor sofre com o fato de estarmos em um país de proporções continentais.
NB – Com certeza! Eliminando a necessidade de trânsito intermediário entre o distribuidor e as lojas e nos utilizando dos serviços oferecidos pelos marketplaces, temos como resultado tempos de entrega mais curtos, redução no custo de transporte e uma experiência geral de compra mais rápida para os clientes, mesmo em um país com desafios logísticos como o Brasil.
Escrito por: Redação