Em livro, consultor destaca os pilares e o conceito que são essenciais a quem deseja vencer as dificuldades atuais
Ainda que muitas empresas no Brasil enfrentem nesse momento um período de amplos desafios, a crise que o país (e o mundo) enfrenta permite uma série de reflexões e ensinamentos. Para superar as dificuldades, não basta sobreviver. É preciso pensar em estratégias, iniciativas de gestão, marketing e design para atravessar o período de forma mais segura.
Quem discorre sobre esses conceitos é Maximiliano Bavaresco, CEO da consultoria Sonne, empreendedor e consultor. Em seu novo livro, “Acima de Tudo” (Editora Sextante, R$ 40, 240 páginas), Bavaresco explora o conceito Above All (Acima de Tudo), que desenvolveu para auxiliar empresas e empreendedores de diferentes setores da economia.
O livro e o conceito podem ser utilizados por grandes e pequenas companhias, por empresários, executivos e gerentes, pelo responsável por um restaurante e também por uma startup. Trata-se de uma obra para todos os tipos de empreendedores.
Além da linguagem simples e direta, o livro de Bavaresco destaca-se pelo fato de ter sido finalizado em meio à pandemia de Covid-19. Portanto, já compreende as dificuldades impostas pela quarentena e a crise que acomete praticamente todos os países do mundo.
“O objetivo deste livro é contribuir para a construção do repertório estratégico imprescindível a fim de superar não apenas esta pandemia, mas quaisquer desafios da vida organizacional. A Covid-19 deixará consequências que ainda não é possível calcular, mas, depois dela, as empresas continuarão às voltas com fenômenos igualmente disruptivos e devastadores, como a mudança de hábitos das pessoas, cujo impacto pode ser ainda mais brutal”, explica o autor em seu livro.
O foco do conceito desenvolvido por Bavaresco está no uso da estratégia. De acordo com ele, a estratégia constitui a interseção entre os três pilares que compõem o “Acima de Tudo”: gestão, marketing e design. O escritor ressalta que, independentemente da complexidade dos problemas, ou mesmo se ocorrer o colapso de um setor inteiro, um líder preparado estará apto para encontrar uma saída possível.
“Parece impossível no atual cenário? Pois já existem diversos negócios vislumbrando as oportunidades nascidas desta crise, até lucrando com elas. Algumas empresas anunciaram que, diante da alta produtividade observada, todo o time continuará em home office até o final do ano, enquanto outras definiram que esse será o modo operacional definitivo. Arquitetos se preparam para atender à demanda crescente por home offices que deverão funcionar melhor que uma estação de trabalho na empresa”, escreve o autor.
Bavaresco aponta também que muitas empresas já conseguem avaliar seus pontos fortes e fracos. No entanto, elas falham justamente em rever os entraves que comprometem sua evolução e seu futuro. O autor então identifica uma série de causas para que ocorram falhas na implementação dos planos estratégicos. Sobretudo, a falta de foco, de prioridades e de estabelecimento de metas claras.
“Avaliar a estratégia e a vocação e definir o futuro é um caminho que pode ser longo e árido. Pode escavar erros de gestão do passado e provocar uma reflexão dura sobre as consequências desses erros no presente e também no futuro. Mas as empresas que revisitaram sua razão de existir e elaboraram estratégias de longo prazo, levando em conta a gestão, o marketing e o design, produziram uma experiência de marca única e duradoura”, avaliou o autor.
Bavaresco tem um amplo currículo. São 25 anos de experiência profissional, o que inclui passagens por grandes empresas e especialização em centros de excelência como Columbia Business School e Sloan School
of Management (MIT). O consultor define-se como um entusiasta das grandes oportunidades proporcionadas pela transformação intensa dos dias em que vivemos, tempos vertiginosos e excitantes, de profundas inovações tecnológicas e mudança de paradigmas, em que saber fazer as perguntas certas é mais relevante do que ter todas as respostas.
O conceito que criou – Acima de Tudo – foi desenvolvido com base na experiência, na refl exão teórica e também em sintonia com os desafi os do mercado. A ideia leva em consideração a particularidade de cada empresa e permite estruturar o planejamento para o futuro considerando os pilares do marketing, do design e da gestão empresarial, contemplando a estratégia como interseção entre os três.
Dessa forma, a constante produção de conhecimento através desse conceito torna-se a fonte motora da inovação, pois é ela que orienta as escolhas e os processos internos com potencial para transformar a jornada do cliente em uma experiência única e prazerosa.
O caminho para a mudança, no entanto, será difícil. “Diante de nossa argumentação, muitos executivos simplesmente recuam”, explica o autor. “Avaliar a estratégia e a vocação e definir o futuro é um caminho que pode ser longo e árido. Pode escavar erros de gestão do passado e provocar uma reflexão dura sobre as consequências desses erros no presente e também no futuro. No entanto, entre as dezenas de empresas que aceitaram nosso desafio e se dispuseram a fazer uma autoanálise profunda para então rever o processo de branding – e, por fim, construir uma marca e sua identidade –, os resultados foram recompensadores, como se verá ao longo deste livro”, escreve o autor na obra.
Vale a leitura!
Escrito por: Redação