Com o apoio do Sebrae, empreendedor é orientado a realizar melhorias de gestão e a oferecer soluções inovadoras para os clientes
Por meio da inovação, muitas micro e pequenas empresas conseguiram driblar as restrições da pandemia da Covid-19. Para enfrentar a crise, buscaram se manter próximas aos clientes com uso das redes sociais, promoveram inovações em processos com mudanças internas, aprimoraram produtos, reduziram custos e até mesmo mudaram os modelos de negócio para acompanhar as novas tendências de consumo.
Desde o início da crise, o Sebrae tem monitorado os pequenos negócios para oferecer soluções, conteúdos e serviços que orientem os empreendedores na busca de inovações em diversas áreas do negócio.
De acordo com o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral, a inovação foi fundamental para que os pequenos negócios atravessassem o período de crise na pandemia.
“Observamos que o setor do comércio conseguiu se reinventar com a inserção digital, com vendas pela internet, divulgação dos produtos nas redes sociais e explorando as plataformas de comércio eletrônico, inclusive alguns negócios se mantiveram apenas no on-line depois do abrandamento das restrições da pandemia”, comentou.
Já no segmento de serviços, ele aponta que a saída foi ir até o cliente para prestar o serviço, mas alerta que, devido aos custos operacionais e a retomada das atividades, essa estratégia pode não ser viável para todos os negócios.
“Durante a fase mais branda da pandemia, muitos serviços começaram a ser oferecidos dentro da casa dos clientes, seja na área de beleza, moda ou até mesmo com aulas de música, por exemplo. Foi uma estratégia muito bem-sucedida naquele momento”, pontuou.
No caso das empresas que ainda não conseguiram inovar e não sabem como começar, o especialista do Sebrae recomenda atenção às dores dos clientes. “É preciso dar uma parada para olhar para o mercado e para o seu cliente. Escutá-lo e verificar qual necessidade dele não está sendo atendida. Ficar atento para onde está indo o negócio dele a partir das tendências do mercado. E, então, preparar-se para atender a essas demandas dos clientes e do mercado”, ressaltou.
Atento às necessidades dos empreendedores, o Sebrae tem ajudado os pequenos negócios a trilhar um caminho de inovação com iniciativas e programas. O UP Digital Marketing oferece uma jornada intensiva, totalmente on-line e gratuita, de 10 dias úteis com conteúdos exclusivos, sob orientação de especialistas em Marketing Digital.
O objetivo é que, ao longo dos encontros coletivos virtuais e mentorias individualizadas, os empreendedores coloquem em prática conhecimentos para aplicar estratégias e ferramentas, de acordo com as necessidades e os objetivos do negócio. Conheça mais sobre o UP Digital no link a seguir: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/updigital.
Por sua vez, a metodologia do ALI (Agentes Locais de Inovação), que oferece soluções para aumentar a produtividade das empresas, foi incorporada ao programa Brasil Mais, iniciativa do governo federal, em parceria com o Sebrae e o Senai. A meta do programa é atender 105 mil empresas em dois anos. Para isso, um time de 1.016 Agentes Locais de Inovação está preparado para atuar em todos os estados brasileiros. Até o momento, 22.250 empresas já passaram pelo Brasil Mais e outras 22 mil se encontram em atendimento. Em novembro, é iniciado um novo ciclo do programa. Conheça mais sobre o Brasil Mais no link a seguir: https://brasilmais.economia.gov.br/.
Com as consultorias subsidiadas do programa Sebraetec, muitos pequenos negócios conseguiram aumentar o faturamento durante a pandemia. Somente no ano passado foram quase 50 mil atendimentos em todo o País. Ao todo, o Sebraetec oferece mais de 250 soluções proporcionadas por prestadores de serviços credenciados pelo Sebrae nos eixos de Produção e Qualidade; Design; Sustentabilidade; Saúde e Segurança no Trabalho, e Desenvolvimento Tecnológico para todos os perfis de pequenos negócios nos setores de comércio, serviços, indústria e agronegócio. O Sebrae subsidia até 70% dos custos das consultorias. Conheça mais sobre o Sebraetec no link a seguir: https://datasebrae.com.br/sebraetec/.
Semana de Inovação
Chegando à sua sétima edição, a Semana de Inovação 2021 já se tornou referência como o maior evento de inovação em governo da América Latina. Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e pelo Ministério da Economia, com apoio do Sebrae, o evento ocorreu nos dias 9 a 12 de novembro em formato on-line e gratuito.
Foram centenas de horas de atividades, conteúdo on demand, além de mais de 30 palestrantes de renome nacional e internacional, pitchs de profissionais das mais diversas áreas, galeria virtual, oficinas, mesas redondas e happy hour regado a conversa interessante e reflexões de alto nível.
“Desde o início da pandemia, acompanhamos como as MPE ampliaram a sua presença digital. Levantamentos do Sebrae apontam que pelo menos 70% das micro e pequenas empresas do País já fazem uso da internet e de aplicativos como forma de divulgação e efetuar vendas. Nosso esforço tem sido para qualificar cada vez mais esses empresários e disponibilizar políticas públicas que venham ao encontro dessa necessidade premente. Além disso, é fundamental investir esforços na estruturação dos ecossistemas locais de inovação como forma de ampliar a cooperação entre as diversas instituições”, analisa Diogo Costa, presidente da Enap.
Artigo publicado no Portal Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Confira mais em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.
Escrito por: Sebrae