Solução abre as possibilidades para aumentar vendas via canais conversacionais no Brasil
As ferramentas de catálogo são fundamentais para o e-commerce, já que são a vitrine para os clientes conhecerem quais produtos estão disponíveis para compra. As centenas de bilhões do faturamento das vendas online passam por ferramentas para organização e apresentação eficaz dos itens em sites, apps e outras plataformas, como as de conversational commerce – comércio e atendimento ao cliente por meio de conversas em tempo real.
Os chatbots que automatizam essas conversas já são parte do ecossistema de compras online e precisam de soluções específicas de catálogos – como a criada pela Botmaker, empresa de desenvolvimento de chatbots com inteligência artificial com atuação na América Latina.
As empresas podem escolher entre duas opções de catálogos para a oferta de produtos e serviços pelo WhatsApp atualmente disponíveis no mercado: uma que é oferecida pelo próprio WhatsApp, e as soluções flexíveis de e-commerce, como as oferecidas pela Botmaker.
Os catálogos inseridos nos chatbots têm um papel crucial na automatização das vendas em empresas de diversos setores, desde restaurantes, como o McDonald’s, para colocar todo o seu cardápio, até montadoras e concessionárias como a Ford, que oferece todos os modelos de veículos e itens opcionais, ambas fazendo uso dos chatbots da Botmaker.
“O catálogo é uma vitrine virtual que permite aos clientes explorar e selecionar produtos de forma conveniente e interativa, com informações detalhadas sobre os produtos, imagens atrativas e a capacidade de adicionar e remover itens ao carrinho de compras. A integração de catálogos em um chatbot possibilita a criação de uma experiência de compra eficaz e orientada pelo cliente por meio de uma conversa nas ferramentas de comunicação em que eles já se encontram, aumentando a eficiência e potencializando as vendas das empresas”, afirma Bruno Baio, Head of Operations da Botmaker no Brasil.
A inclusão de um catálogo em um fluxo conversacional oferece diversas oportunidades de automatização de vendas. De acordo com Bruno, “o catálogo, junto com outras integrações, como ferramentas de pagamento e de gestão de estoque, permite aos chatbots realizar todas as etapas da jornada de compra do cliente, que pode realizar todo o processo dentro da própria conversa, o que reduz o abandono de carrinho e permite total rastreabilidade entre a jornada conversacional e de compra”.
Com mais de 6 anos no mercado, a Botmaker está presente no Brasil, na Argentina, Colômbia, no México e nos EUA, com clientes em mais de 40 países e parceria estabelecida com Big Techs, como Apple, Google e Meta.
A companhia destaca o uso da tecnologia ChatGPT embarcada em seus produtos para que o atendimento via chatbots seja cada vez mais assertivo, satisfatório e humanizado, e ainda assegurando o controle total das informações que são enviadas aos usuários, evitando imprecisões, e oferecendo processos rigorosos para proteção de dados e cumprimento das normas legais.
A Botmaker lista vantagens da integração de catálogos:
- Aprimora a experiência do cliente
Os catálogos são uma das ferramentas mais eficazes para ajudar o chatbot a oferecer produtos relevantes e informações detalhadas. Ter detalhes e dados completos são essenciais para dar aos clientes a segurança e certeza da compra.
E ter uma categorização bem estruturada e de fácil navegação torna mais fácil para o cliente encontrar os produtos que está procurando, e também descobrir produtos e serviços ligados aos seus interesses.
- Mais opções de personalização do catálogo
O uso do catálogo na ferramenta do WhatsApp e em outros canais conversacionais possibilita que os clientes permaneçam na plataforma de comunicação que preferem e comprem diretamente por lá, em uma experiência fluída sem serem direcionados para outro espaço como o site ou app da marca.
Já a solução da Botmaker permite mais opções nos catálogos, abrindo uma margem maior para personalização com cores, tamanhos, complementos ou modificações aos pedidos. Para pedir um lanche, por exemplo, é possível escolher quais opções adicionará ao lanche dentro do mesmo catálogo, o que torna a experiência do cliente mais completa.
- Permite vendas 100% por meio do chat
O atendimento oferecido por um chatbot com catálogo pode concluir transações sem a necessidade de um atendente humano, permitindo não apenas saber mais sobre os produtos, mas levar todas as etapas da jornada de compras no mesmo lugar.
- Integra com outras ferramentas de gestão
Com um catálogo integrado ao chatbot via API, é possível conectar outros sistemas utilizados pelas empresas, como gestão de estoque e pós-vendas. Mesmo em uma compra via chatbot, é possível manter todo o rastreio de quantas unidades ainda estão disponíveis e qual o prazo de entrega esperado para a compra. As vendas via chatbot funcionam de forma coordenada com o resto dos canais de cada empresa, com um controle rígido sobre a comercialização.
Redes de comércio físico e online, como a Loja do Mecânico ou a Pizzaria Domino’s, também já aderiram à ferramenta, mostrando o papel fundamental dos catálogos integrados a chatbots na automatização das vendas, que leva a uma experiência de compra mais rica e personalizada.
Por isso, essas soluções para catálogos variados tornam os robôs uma ferramenta valiosa para empresas de todos os tamanhos aumentar suas vendas com menores custos de operação.
Escrito por: Redação