Em sua 10ª edição, Automechanika Buenos Aires reúne empresas e profissionais de quase 40 países
A capital da Argentina recebeu, de 7 a 10 de novembro, centenas de empresas expositoras na 10ª edição da tradicional Automechanika Buenos Aires. O evento foi marcado pela diversidade registrada tanto em suas exposições quanto no
público presente.
No total, 451 empresas do setor automotivo expuseram suas marcas. Ao todo, 17 países foram representados durante os quatro dias de exposição: Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Hong Kong, Índia, Itália, Romênia, Taiwan e Turquia.
Houve ampla diversidade também entre os cerca de 26,5 mil profissionais e empresários que visitaram o evento, oriundos de nada menos do que 39 países. Não à toa, os organizadores contabilizaram aumento de 13% no número de expositores, bem como uma alta de 29% em relação à área ocupada pelo evento, sempre na comparação com a edição anterior, realizada
em 2016. “Desde o ano 2000, a Automechanika Buenos Aires se converteu em um compromisso de negócios e intercâmbio
para as empresas que nos acompanham.
Celebrar dez edições em quase 20 anos nos enche de alegria e satisfação”, afirmou Fernando Gorbarán, presidente e CEO da Messe Frankfurt Argentina.
Com a presença de lideranças do setor automotivo e de autopeças da Argentina, a Automechanika Buenos Aires também buscou chamar a atenção para o fomento de um ambiente menos burocrático para as empresas que procuram trabalhar na América do Sul como um todo. “É necessário projetar o setor para 2030, mas sem deixar de lado a conjuntura que demanda a abertura de novos mercados, contando com uma agenda mais dinâmica e competitiva, colocando a América Latina
como destino de negócios”, enfatizou o ministro da Produção e Trabalho da Argentina, Dante Sica, na abertura do evento.
Em seu primeiro dia, a Automechanika BuenosAires promoveu o Encontro de Líderes da Indústria Automotiva, organizado pela Associação de Fábricas Argentinas de Componentes (Afac). No debate, Raúl Ami, presidente da entidade, destacou o trabalho que está sendo feito com o intuito de “promover a máxima integração na cadeia de valor automotiva e o desenvolvimento de uma indústria de classe mundial”. Na segunda jornada, o destaque ficou por conta da celebração das 10 edições ininterruptas do evento em solo argentino. Em sua fala, Gorbarán ressaltou que a Messe Frankfurt Argentina segue trabalhando com as mesmas alianças relativas à sua primeira edição, acompanhando de perto as mudanças verificadas
no mercado. “Felizmente, contamos com o apoio de mais de 50 entidades setoriais e de 451 expositores que fizeram possível este grande evento”, completou o executivo. Celebrações à parte, a Automechanika Buenos Aires também promoveu diversas rodadas de negócios, sempre com o objetivo de fomentar o comércio internacional e a integração das indústrias de autopeças da região.
Quem visitou a feira internacional pôde participar de um programa de atividades acadêmicas, nas quais foram oferecidas informações e capacitações em relação aos últimos lançamentos e tecnologias do mercado. Para os brasileiros que participaram do evento, foi a oportunidade perfeita para estreitar os laços especialmente com importantes atores do cenário automotivo argentino. Além disso, as empresas aproveitaram a chance de atingir e/ou ampliar sua participação nos
demais mercados internacionais que marcaram presença na 10ª edição da feira.
“Tem sido uma honra participar da Automechanika Buenos Aires. Quarenta e cinco empresas brasileiras de pequeno e médio portes compareceram ao evento em busca de sua primeira experiência exportadora no mercado argentino. A resposta foi altamente satisfatória. O feedback foi extremamente positivo, com uma grande quantidade de reuniões, contatos de negócios e solicitações de orçamentos”, avaliou Maurício Bernardes, conselheiro do setor dePromoção Comercial, Investimentos e Turismo da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Com diversas atividades e painéis de exposição, a
Automechanika Buenos Aires se mostrou novamente um sucesso, reforçando a importância da América Latina no contexto automotivo global. Grande chance de aprender e também, é claro, de fazer negócios.
Escrito por: Redação