Em entrevista à revista Mercado Automotivo, Luís Norberto Pascoal, empresário e presidente da DPaschoal, avalia os principais gargalos do setor automotivo brasileiro atualmente. Ainda que os avanços tecnológicos representem importantes desafios para todos do setor, Pascoal ressalta que a falta de mão de obra qualificada representa um problema ainda maior, que deve ser analisado e combatido.
Para o executivo, os cursos que constantemente são oferecidos por empresas automotivas devem ser ampliados, tanto em número de profissionais atendidos quanto em regiões do Brasil a receberem o conteúdo. Confira a seguir a entrevista.
Mercado Automotivo – Desde o início, a DPaschoal prezou pela higiene nas lojas e pela cortesia no trato com os clientes. Qual foi a importância dessas características para o crescimento da companhia?
Luís Norberto Pascoal – A filosofia sempre foi a mesma: qualidade em tudo e servir o cliente da melhor forma possível. Por isso, criamos o Economia Verde; para garantir a economia do cliente e a sustentabilidade do planeta.
MA – O senhor considera que, atualmente, o setor de autopeças ainda concentra um número significativo de lojas/oficinas que pecam nesses aspectos de conforto e cortesia com os clientes? Ou já evoluímos muito nesses quesitos?
LNP – Hoje há redes de oficinas muito competentes que oferecem serviços muito bons. Também ainda existem borracharias menos preparadas que nunca mudarão.
MA – Qual é a expectativa da DPaschoal para a economia brasileira neste ano? É possível ser otimista?
LNP – 2020 será um ano complexo. A agricultura irá bem mas o comércio já sofre com os gigantes da tecnologia; assim como a indústria que caiu nessa armadilha de vender direto ao cliente.
MA – A DPaschoal iniciou sua operação e-commerce em 2015. Após quase 5 anos, qual é o balanço desse formato?
LNP – O AutoZ foi o primeiro site B2C do Brasil e começou em 1999. Hoje representa o que de melhor existe no mercado. Utilizando um sistema próprio de conferência da peça com o carro, SuperK. O índice de devolução é o mais baixo do Brasil.
MA – Qual foi o peso do surgimento de novas mídias como o WhatsApp no atendimento prestado pela DPaschoal? É possível dizer que a ferramenta trouxe uma sensação de ansiedade ainda mais forte para o consumidor brasileiro? Ou seja, aquela ideia de que a peça deveria estar disponível “para ontem” tornou-se ainda mais forte com a proximidade que a ferramenta oferece entre lojista e consumidor?
LNP – No momento até pneus devem ter planejamento de compras. O número de medidas e tamanhos de pneus ficou muito grande e ninguém consegue manter estoque de 4 unidades em uma loja. E muitos veículos exigem pneus únicos.
As peças, assim como pneus, devem ser atendidas até o final do ano por sistemas digitais em tempo real com planejamento preditivo. Isso vai virar o sistema de cabeça para baixo.
MA – Gostaria que falasse sobre o programa Economia Verde. Qual sua importância e suas principais qualidades?
LNP – O mundo começa a falar ou gritar para a sustentabilidade. A nossa empresa participa de programas mundiais sobre o clima e desperdício. Há 13 anos estudamos esse processo de somente trocar o que é necessário e usar equipamentos para “medir e testar antes de trocar”. Hoje qualquer empresa que desejar fazer algo parecido, pode falar conosco que repassaremos tudo o que fazemos. Traz uma paz de espírito muito grande e clientes superfiéis.
MA – A DPaschoal ainda se depara com muitos clientes que não optam pelo atendimento com hora marcada? Ou o atendimento com hora marcada já está consolidado na estrutura da DPaschoal?
LNP – O atendimento com hora marcada tem crescido muito; mas tivemos que treinar muito a equipe.
MA – Gostaria que falasse sobre o Sistema SAP. Que inovações ele trouxe para a DPaschoal?
LNP – Sofremos muito para instalar, mas, hoje, podemos atender qualquer cidade do Brasil em 24 horas com os impostos perfeitos. Isso vale muito.
MA – Gostaria que falasse também sobre o MaxxiTraining. Como funciona? O senhor considera que ainda há uma carência de treinamentos no setor?
LNP – O MaxxiTraining nasceu faz 8 anos e agora está sendo pedido por todas as oficinas e fabricantes. Na realidade, essa é a mais importante das perguntas. O mundo está falando muito da tecnologia, mas está esquecendo que o mais importante é o ser humano.
E, no caso específico do trabalho com automóveis, reparações, trocas de pneus, etc., é o problema mais sério no mundo. Há falta de mão de obra no mundo todo. E diante da produção de mil novas peças por semana para carros diferentes, que exigem treinamento e ferramentas diferentes, o MaxxiTraining e o apoio da indústria que produz essas peças [atuam contra esse] gargalo do mundo no futuro. O carro pode ficar sem motorista, mas não vai ficar sem alguém para trocar os pneus, consertar os freios. E a quantidade de tecnologias aplicadas nesses novos desenhos automotivos exige quase um engenheiro em mecânica, em eletrônica, em sistemas de computação, para consertar um automóvel.
Esse problema é o mais crítico que temos no Brasil e o MaxxiTraining, em 8 anos, já realizou 103 mil treinamentos. Daqui para frente, a nossa visão é que o MaxxiTraining terá que fazer mais de 100 mil treinamentos por ano em todas as cidades do Brasil. Com o apoio fortíssimo dos sistemas de comunicação e junto com as fábricas e fornecedores de peça, para que o cliente final tenha um serviço de qualidade quando precisar.
MA – Que mensagem o senhor gostaria de deixar a todos os colaboradores da DPaschoal?
LNP – Neste mundo, de muita tecnologia, o ser humano e a equipe valem ouro.
Escrito por: Redação