Em livro, consultor empresarial destaca as características exigidas na liderança dos tempo atuais
Se há uma certeza cada vez mais atual é a que diz respeito à falta de líderes no mercado. Trata-se de um fenômeno que acomete diversos setores e são percebidos de duas formas distantes. Ou a empresa procura um líder no mercado e não encontra ninguém que cumpra os requisitos preestabelecidos, ou o executivo, dentro de sua própria empresa, não consegue visualizar alguém com características e qualidades suficientes para assumir um cargo de maior responsabilidade e atribuições.
Para quem já viveu ou vive essa situação neste momento, chega às livrarias uma obra que tem o objetivo de apontar caminhos rumo à formação de líderes mais qualificados. Não se trata de um curso ou algo do tipo, e sim da exploração de determinados temas e características que devem ser inerentes àqueles que desejam ocupar tais cargos de lideranças.
No livro Seja o Líder que o Momento Exige (Editora Best Business, 192 páginas, R$ 33), o autor César Souza busca mostrar ao leitor modelos mais eficazes de liderança, uma demanda do próprio mercado como um todo. Consultor e palestrante, Souza exerceu, durante 20 anos, importantes posições de liderança como executivo no Brasil e no exterior, tendo sido considerado um dos 200 Líderes Globais do Futuro pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.
“Um verdadeiro apagão de líderes corrói empresas, escolas, famílias, comunidades. Por toda parte percebemos a escassez de lideranças, não só no mundo político, ou esbarramos com a proliferação de indivíduos em posição de comando cujos valores são, no mínimo, questionáveis. Basta olhar ao redor ou ler os jornais para nos surpreendermos a cada dia com as peripécias de líderes oportunistas, tanto no Brasil quanto em vários outros países”, explica o autor em seu livro.
Com base em sua experiência, seja como líder, seja como consultor, Souza apresenta e destaca a figura do Líder Inspirador. De acordo com ele, esta liderança é eficaz, pois reúne as “Cinco Forças” que farão toda a diferença. São elas:
- Construir um propósito com sua equipe, trabalhar por uma causa, não apenas executar tarefas ou cumprir metas;
- Formar outros líderes, não apenas seguidores;
- Liderar em 360 graus, não apenas em 90 graus;
- Surpreender pelos resultados, fazendo mais do que o combinado;
- Inspirar pelos valores, não apenas pelo carisma.
A primeira leitura indica atribuições que facilmente podem ser desenvolvidas por qualquer profissional que almeje ser um líder bom e relevante em sua área. Ocorre, no entanto, que a prática não é assim tão simples, e é por isso que o autor trabalha com cada uma das Forças ao longo do livro, de modo a detalhar ao leitor suas principais características.
“Nas empresas, ainda predominam mais chefes que líderes. Faltam sucessores preparados, e testemunhamos o triste espetáculo de empresas sólidas se desmancharem quando seu fundador sai de cena. Ficamos surpresos ao tomar conhecimento da perda de verdadeiras fortunas destinadas a moldar gerentes mais eficientes, mas que não conseguem formar líderes eficazes. Muitos empreendimentos potencialmente vitoriosos sucumbem diante da triste constatação: ‘A ideia é boa, mas infelizmente não temos quem possa liderar esse projeto!”, destaca o autor novamente no livro.
Souza explica também que a angústia e o despreparo dos líderes atuais são cada vez mais evidentes por conta das próprias mudanças que impactam o ambiente em que trabalham. Conforme aborda o autor, ainda estamos na transição de um mundo industrial para a era dos serviços, do foco no produto para o foco no cliente, da padronização para a customização, da repetição para a diversidade, da filosofia da propriedade para a “economia do compartilhamento”. Ou seja, o próprio modo de liderar tem de se adequar às novas demandas do mercado, dos clientes e, principalmente, daqueles que são liderados.
“Prefiro dizer que atravessamos uma ‘mudança de época’, em vez de simplesmente uma ‘época de mudanças’. Tanto as oportunidades quanto as dificuldades que surgem em momentos como esse devem ser enfrentadas com soluções inovadoras, corajosas, com uma nova forma de olhar e perceber a realidade. Não se trata apenas de melhorar o que existe, de incrementar o pensamento para aperfeiçoá-lo e de ajustar as ações a uma nova realidade. Trata-se de reinventar o pensamento e a ação”, afirma o autor.
O livro de César Souza não é extenso, tem pouco menos de 200 páginas. O conteúdo, no entanto, é bem condensado e ao final da leitura fica a sensação de que, de fato, é possível executar as ideias abordadas pelo autor no dia a dia. Assim, o livro consegue auxiliar aqueles que desejam se tornar líderes, mas não vislumbram oportunidades possíveis no momento, assim como os que precisam trabalhar na formação de novos líderes em suas equipes, mas não têm de forma clara o que devem priorizar e em que focar nesse processo.
O livro também é muito válido para aqueles que acabaram de se tornar líderes, seja por escolha, seja por necessidade. Com exemplos práticos e eficazes, o autor consegue demonstrar por que o conceito de liderança que temos atualmente tem tudo para mudar nos próximos anos.
“Os velhos e surrados atributos do que era considerado um líder eficaz foram concebidos para uma realidade que já não existe mais. […] Precisamos evoluir do modelo herdado da era industrial para um mais apropriado aos desafios inusitados que já começamos a enfrentar”, sustenta Souza no livro.
Vale a leitura!
Escrito por: Redação