Uma das palavras que mais vemos em mentorias, palestras, textos e publicações nas redes sociais é “resiliência”. Mas, na prática, e no contexto do mundo corporativo, que lição este termo nos traz? Segundo o Dicionário Oxford, o significado de resiliência é: “No contexto da física, é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”. Já no sentido figurado, é a capacidade de se recobrar facilmente ou se
adaptar rapidamente às mudanças. Nada tão relevante quanto isso nos últimos anos no mundo corporativo. A velocidade e imprevisibilidade das mudanças fizeram muitas empresas quebrar e outras triunfar. Profissionais que não conseguiram se adaptar aos novos modelos de negócios e diferentes formas de trabalhar ficaram para trás, obsoletos.
O título deste artigo: “Só vive o propósito quem suporta o processo!” serve para ilustrar que devemos estar sempre atentos e flexíveis às mudanças do ambiente, mercado, da cultura empresarial e a todas as variáveis que, direta ou indiretamente, influenciam no modelo de negócios de nossas empresas e nas nossas entregas profissionais. É essa capacidade e agilidade de adaptação que irá determinar em grande parte o sucesso de um projeto ou de uma iniciativa.
Nossas experiências têm mostrado que “fórmulas de sucesso” conhecidas nem sempre são aplicáveis em todos os negócios, pois as relações interpessoais, a dinâmica da cultura empresarial e o contexto político são únicos em cada companhia. Mas, a necessidade da entrega de resultados permanece a mesma. E errar é preciso.
Um estudo da Universidade do Arizona (EUA) revela que o ponto ideal em que falhamos apenas o suficiente para nos manter motivados, mas sem nos deixar abater, é errar 15% das vezes. Ou, por outro lado, acertar em 85% das vezes – por isso, a descoberta foi chamada de “Regra dos 85%”. Portanto, aceitar que erros fazem parte do processo de aprendizado e crescimento é algo que as empresas mais inovadoras do mundo já incorporaram há muito tempo em seu modelo cultural e de gestão. Dado este desafio, elegemos 7 pontos que julgamos “Só vive o propósito quem suporta o processo!” fundamentais para nortear o dia a dia de executivos e gestores:
• Ter humildade para ouvir a todos e discernimento para entender diferentes posições e interesses;
• Alinhar necessidades e expectativas de clientes, acionistas e diferentes áreas de negócios para obter o apoio necessário para que iniciativas e projetos sigam em frente com o apoio necessário;
• Vender as ideias para a equipe, buscando o engajamento necessário para que a execução aconteça;
• Entender que algumas coisas ocorrem de forma gradual, sem mudanças abruptas, mas só a consistência da execução nos conduz aos objetivos definidos;
• Lembrar que sempre haverá questões “extracampo” (como no futebol) ligadas ao contexto pessoal do time e que será preciso lidar com elas com sensibilidade, mas também com racionalidade e objetividade;
• Pilotar, aprender com o que funcionou ou não, corrigir rápido e aperfeiçoar;
• E o último e talvez o mais importante ponto. Aprender sempre e continuamente, não só na sua área de atuação, mas na sua vida. Aprender com viagens, esportes, livros, músicas, artes, cinema, com amigos, com pessoas de diferentes idades, culturas e perfis.
Entendemos que o propósito inspirador que todos buscam e desejam em suas relações pessoais, profissionais e nas marcas só pode ser atingido se for suportado com menos discursos e mais ações efetivas e condizentes com os valores de cada um.
E entendemos também que algumas questões são inegociáveis por ferirem o propósito da organização, e que outras podem ser flexibilizadas para continuar avançando. Como sempre, o desafio reside em distinguir umas das outras e tomar as melhores decisões em cada ocasião e contexto, sem se deixar levar por modismos ou distrações.
Por Rodrigo Catani, head de Eficiência Comercial da AGR Consultores, e Thyago Imperial, gerente de CRM e Cartão do Atacadão Dia a Dia
Escrito por: Rodrigo Catani