Por Marcelo Paciolo, Head de Supply Chain da AGR Consultores
A logística desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos, garantindo que produtos sejam entregues de forma eficiente e oportuna. No entanto, com as preocupações crescentes sobre as mudanças climáticas e o impacto ambiental das atividades humanas, a necessidade de uma logística sustentável tem se tornado uma prioridade para empresas em todo o mundo.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU), as emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades logísticas representam cerca de 7% do total global.
A logística sustentável beneficia, e muito, o meio ambiente e as empresas que a adotam.
Em primeiro lugar, reduzir o consumo de recursos naturais e a emissão de poluentes resulta em economias significativas de custos operacionais. Por exemplo, a utilização de veículos elétricos ou de fontes renováveis de energia pode reduzir drasticamente os gastos com combustíveis fósseis.
Além disso, fortalece a imagem corporativa e a reputação das empresas. Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre as questões ambientais e preferem apoiar empresas que demonstrem comprometimento com a sustentabilidade. A adoção de práticas de logística verde pode ser um diferencial competitivo e atrair um público mais engajado e preocupado com o meio ambiente. É claro que, o preço aparece como o principal fator competitivo entre empresas, mas é importante destacar que cerca de 55% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos de marcas que demonstrem compromisso com a sustentabilidade.
Existem várias práticas e tecnologias disponíveis para promover a logística sustentável, tais como:
- Otimização de rotas, reduzindo a distância percorrida pelos veículos e, consequentemente, as emissões de CO2;
- Uso de embalagens eco-friendly, feitas com materiais recicláveis ou biodegradáveis;
- Investimento em tecnologias de transporte mais eficientes, entre elas, veículos híbridos, elétricos ou movidos a energia solar;
- Implementação de sistemas de gestão de resíduos e a promoção da reciclagem dentro da cadeia de suprimentos.
Podemos concluir que práticas de logística sustentável impactam profundamente a organização, bem como, todo o ambiente no qual a operação está inserida. Alguns impactos:
- Reduzindo custos operacionais;
- Aumentando a eficiência na cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de entrega, melhorando a gestão do estoque e minimizando a perda de produtos;
- Contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente, reduzindo a pegada de carbono e minimizando o impacto negativo das operações logísticas. Isso é fundamental para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção de um futuro mais sustentável.
A logística sustentável sempre foi discutida como uma tendência, mas podemos afirmar que já é uma realidade e ao implementar práticas a ela relacionadas, as empresas podem, não apenas reduzir custos operacionais, mas também fortalecer sua imagem corporativa e atender às expectativas dos consumidores que valorizam a sustentabilidade. Quer dar um passo importante rumo a um futuro mais consciente e responsável, e ainda melhorar sua eficiência? Logística Sustentável é o caminho.
Artigo de autoria da AGR Consultores. Confira outras informações e conteúdos em https://www.agrconsultores.com.br.
Escrito por: Marcelo Paciolo