Em livro, consultor ressalta quais são as três características essenciais para o sucesso profissional em meio aos grupos
A pandemia de Covid-19 trouxe uma infinidade de mudanças comportamentais a pessoas em todo o mundo. No ambiente de trabalho, com a ampla adoção das atividades remotas, líderes e gestores tiveram de se reinventar para que os resultados obtidos com suas equipes não decaíssem de forma incontornável.
Nesse sentido, quem liderou pessoas nesse período (ou mesmo aqueles que tiveram que liderar suas próprias empresas) se viu diante de uma série de desafios para os quais não foram minimamente preparados. Como motivar as equipes? Como gerenciar a produtividade de cada um? Como orientar os funcionários para que a rotina pessoal não “engula” a profissional (ou vice-versa)?
São questões sobre as quais não há respostas fáceis. Um livro que chega ao Brasil agora, no entanto, procurou abordar características que podem fazer uma grande diferença no desempenho das pessoas que trabalham em equipe.
Na obra As 3 virtudes essenciais para trabalhar em equipe – Uma história sobre colaboração, Patrick Lencioni explora características que considera fundamentais para qualquer funcionário que trabalha em equipe. Lencioni é fundador e presidente do The Table Group, uma consultoria voltada à saúde empresarial, trabalho em equipe e engajamento dos funcionários.
Seu principal livro – Os 5 desafios das equipes – vendeu mais de 3 milhões de exemplares em todo o mundo, sendo 70 mil no Brasil. Na obra, Lencioni ressalta que o trabalho em grupo é claramente minado quando os obstáculos a seguir são verificados em ao menos alguns dos colaboradores. São eles: a falta de confiança, o medo de conflitos, a falta de comprometimento, evitar responsabilizar os outros e a falta de atenção aos resultados. Problemas essencialmente comuns, cujos efeitos podem desencadear os mesmos problemas nos parceiros que também integram o grupo de trabalho.
Em seu livro atual, o autor relata que as três virtudes essenciais para trabalhar bem em equipe são: humildade, ambição e inteligência interpessoal. “Pode parecer simples, mas o verdadeiro significado dessas palavras é complexo. Compreender as nuances dessas virtudes é crucial para que elas sejam incorporadas de maneira eficaz”, afirma o autor em sua obra mais recente.
“Nos últimos 20 anos, trabalhei com diversos líderes e observei que, quando um dos membros da equipe carece de alguma dessas três virtudes, é muito mais difícil formar um time coeso, às vezes até impossível. […] [Através da The Table Group], chegamos à conclusão de que essas três qualidades aparentemente óbvias representam para o trabalho em equipe o mesmo que velocidade, força e coordenação motora para um atleta: deixam tudo mais fácil”, completa.
Um dos pontos mais interessantes no trabalho de Lencioni é sua forma de contar o que deseja. O autor se utiliza de uma narrativa de fábulas para ilustrar toda a teoria de uma forma mais clara e eficaz. Desta vez, ele conta a história de Jeff Shanley, que assume o comando da empresa da família em meio a um turbilhão de problemas.
Jeff acredita que só conseguirá salvar o negócio se consolidar uma cultura empresarial forte de contratação e desenvolvimento de pessoas com base nas três virtudes (humildade, ambição e inteligência interpessoal).
Para isso, o empresário se arrisca a perder pessoas talentosas, mas que não sabem trabalhar em grupo. Além disso, cabe a ele convencer um executivo da empresa de que, mesmo sob pressão, não vale a pena admitir profissionais abaixo dos padrões da organização.
Além da teoria, Lencioni oferece ao leitor ferramentas práticas para identificar, recrutar e desenvolver parceiros ideais de trabalho e mostra como o modelo das 3 virtudes se entrelaça com o dos 5 desafios.
“Líderes capazes de identificar, contratar e manter funcionários humildes, ambiciosos e dotados de inteligência interpessoal terão grandes vantagens. Eles estão aptos a formar equipes eficientes com facilidade e ao mesmo tempo reduzir o alto custo associado aos problemas de politicagem, rotatividade e falta de motivação. Colaboradores que incorporam essas virtudes são mais valiosos e relevantes para qualquer empresa que preze o trabalho em equipe”, comenta o autor.
E qual é a importância de saber trabalhar em equipe no mundo atual de trabalho? Para Lencioni, essa capacidade está no topo da lista de qualidades mais valiosas que uma pessoa deve desenvolver para progredir no trabalho, e até mesmo na vida pessoal.
“Trabalhar de modo efetivo com outras pessoas e agregar valor à dinâmica do grupo é mais crucial do que nunca, considerando o ritmo com que as coisas acontecem no mundo. Sem essa qualidade, poucos alcançarão o sucesso na vida profissional ou pessoal”, afirma o autor, ressaltando também que, apesar da importância desta virtude, infelizmente ainda é muito raro encontrar bons parceiros de equipe.
“Acho que o problema está na dificuldade em definir o que significa ser um parceiro. Isso torna o conceito vago e impreciso. De certo modo, o interesse pelo assunto é superficial e não recebe atenção prática. No livro Os 5 desafios das equipes, demonstro que o verdadeiro trabalho conjunto exige comportamentos concretos e específicos: confiança baseada na vulnerabilidade, conflito saudável, comprometimento, responsabilização e foco nos resultados. Felizmente, com treinamento, paciência e tempo suficientes, as pessoas aprendem a pôr esses conceitos em prática”, complementa.
Vale a leitura e, principalmente, a tentativa de implementar essas virtudes de trabalho em sua equipe de colaboradores!
Escrito por: Redação