O acordo, entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a montadora, tem como meta tornar a unidade mais atrativa para produção de novos modelos.
Os metalúrgicos da Volkswagen aprovaram na tarde desta quarta-feira (20) um acordo que pode viabilizar a produção de novos modelos na fábrica em Taubaté (SP). O acordo, entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a montadora, mantém a maioria das atuais regras dos contratos de trabalho pelos próximos três anos.
De acordo com o sindicato, o acordo tem como objetivo convencer a multinacional alemã a instalar da plataforma universal MQB em Taubaté – essa plataforma é versátil e pode dar origem a modelos de segmentos diversos. Isso permitiria a produção de produtos que já são produzidos a partir desta matriz única.
Segundo o sindicato, com a aprovação do acordo, a fábrica mira a produção com exclusividade de um novo carro SUV e a produção compartilhada de duas versões do Polo, sendo que uma versão ainda será lançada. O polo atualmente é produzido na unidade Anchieta, em São Bernardo.
Entre as propostas votadas estão a que garante a estabilidade aos trabalhadores por três anos, contratação de 80 funcionários temporários por seis meses prorrogáveis pelo mesmo período e desligamento de 80 trabalhadores já inscritos no último Programa de Demissão Voluntária (PDV).
Os termos negociados com os empregados têm validade até agosto de 2022, com possibilidade de extensão para até agosto de 2024. Atualmente, a fábrica tem cerca de 3,1 mil funcionários diretos. A unidade produz o Gol, Voyage e Up!.
Montadora
A Volkswagen informou em nota que a aprovação é um importante passo para a ampliação dos investimentos da Volkswagen no Brasil a partir de 2020 , após o ciclo de R$ 7 bilhões, já anunciados.
“A empresa segue em negociação com seus demais parceiros de negócios visando a chegada de um novo modelo naquela unidade, utilizando a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo”, diz trecho da nota.
Fonte: G1