Antes da instalação, a Motorservice, divisão que comercializa os produtos KS no mercado de reposição, recomenda certificar-se de que os novos pistões têm as mesmas características construtivas e dimensionais dos usados. Entre as características dimensionais mais importantes são: perfil da câmara de combustão, do diâmetro e profundidade da câmara de combustão, diâmetro nominal do pistão e altura compressão, ou seja, a medida do centro do furo do pino até o topo do pistão.
Para identificar o diâmetro nominal do pistão, deve se medir somente no ponto inferior da saia que corresponde à medida informada no topo do pistão. Para os pistões que têm tratamento superficial na saia com uma janela de medição é preciso medir o diâmetro da saia apenas dentro da janela, pois é este que está indicado no topo do pistão. É necessário usar micrômetro com ponta esférica para maior precisão.
Em todos os pistões da Kolbenschmidt (KS) estão indicados, no topo o diâmetro, a folga e o sentido de montagem.
O diâmetro do cilindro resulta da soma do diâmetro do pistão e a folga de montagem.
Montagem – Após toda esta verificação, é preciso verificar a montagem do conjunto biela, pino de pistão e travas, quando aplicadas. Basta inserir o pino lubrificado nos respectivos furos do pistão e observar o da biela. Para colocar as travas do pino é usado um alicate especial, independente do design da trava. Não utilize travas usadas e evite apertá-las em demasia, pois pode deformá-las permanentemente.
Nos pinos de pistão tipo oscilante ou sem travas, a biela precisa ser aquecida ou o pino resfriado em nitrogênio para montagem por contração. Em ambas as montagens, a quente ou a frio, o pino e os furos do pino do pistão devem ser lubrificados pelo óleo do motor. Para a montagem onde a biela é aquecida dever ser usado dispositivo para aquecimento e encaixe da biela, onde a temperatura pode ser controlada, conforme indicação do fabricante. O aquecimento excessivo pode danificar os componentes. O resfriamento das peças deve ocorrer em temperatura ambiente ou em recipiente com óleo lubrificante (limpo). É importante não movimentar as bielas e pinos enquanto não esfriar.
Após a montagem conjunto pistão, biela e pino, montam-se os anéis de segmento, que pode ser conferida na websérie sobre montagem de anéis no link https://www.youtube.com/watch?v=UfWD7s__irE
Para inserir o conjunto no bloco do motor, é preciso lubrificar o pistão com óleo do motor e use ferramenta apropriada como uma cinta ou uma luva cônica.
Os motores Ciclo Diesel possuem taxa de compressão maior com relação aos de Ciclo Otto, portanto, deve-se realizar a protusão do pistão referente a face do bloco, que é a altura entre o topo do pistão e a face do bloco. Altura que deve ser de acordo com a especificação de cada motor.
Para efetuar a medição deve-se posicionar o pistão no PMS e com ponte de medição para relógios comparadores identificar a projeção por toda a circunferência do topo do pistão, de acordo com recomendação do fabricante.
Em alguns casos, realiza-se a usinagem do topo do pistão, método usado para efetuar o recondicionamento do motor, adaptando a altura de compressão de um pistão stander à medida atual do bloco. Mas, esta prática pode gerar anomalia no motor, podendo danificar pistões. A Motorservice não aconselha o torneamento do topo dos pistões e dispõe de amplo portfólio com altura de compressão reduzida.
Para acessar esta e outras dicas de manutenção basta entrar no link https://www.youtube.com/watch?v=Jtekj-Mgaww&t=18s. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.ms-motorservice.com.br/ e no suporte técnico SAKS 0800 721 7878.
Fonte: Assessoria Motorservice