A iniciativa do Sebrae que visa ativar ecossistemas locais de inovação (ELI) no interior do país segue em expansão para estimular o desenvolvimento regional e gerar oportunidades de novos negócios. Até o momento, as ações estão sendo desenvolvidas em municípios de nove estados do Brasil. São eles: Rondônia, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Maranhão, sendo que nos dois últimos, as atividades começaram no final do ano passado.
De acordo com a analista do Sebrae Evelyne Labanca, é de fundamental importância estimular a inovação fora das capitais. “Primeiro porque quando se tem regiões ancoradas em desenvolvimento inovador, em conexão com a economia do futuro, é possível distribuir riqueza e diminuir desigualdades regionais. Segundo porque existe um potencial incrível e ainda subaproveitado em cidades menores do Brasil, onde há campi de instituições de pesquisa capazes de apoiar o desenvolvimento de empresas inovadoras já existentes, bem como estimular o surgimento de novas”, explicou.
A metodologia desenvolvida pelo Sebrae inclui a identificação de quais municípios possuem maior potencial de inovação, a partir da análise de variáveis técnicas que incluem potencial tecnológico, com a existência de cursos de mestrado e doutorado em áreas como engenharia, biotecnologia, entre outros, bem como vocação produtiva em segmentos com perfil na área de inovação e tecnologia, como empresas de química e materiais, softwares etc.
Após esse mapeamento, é construído um plano de intervenção junto com os atores de inovação locais para preencher lacunas e potencializar o desenvolvimento regional, ancorado nas atividades de inovação.
No município de Balsas, onde está sendo desenvolvido o projeto piloto no Maranhão, até abril serão realizados workshops com a participação de empresas e instituições para a construção de um plano de ação. O primeiro encontro foi realizado virtualmente no final de janeiro, quando foram definidas, a partir de um diagnóstico, que a cadeia do agronegócio, logística, tecnologia da informação e turismo vão nortear o planejamento das ações.
“Nosso objetivo é fazer uma grande revolução no tema inovação para os empreendedores de Balsa. Queremos deixar um legado de soluções onde o empreendedor possa se apoiar e de fato, experimentar uma transformação com base na inovação para alcançar melhores práticas de gestão. Ao final, ele poderá ser capaz de desenvolver novos produtos ou novos serviços, atraindo novos clientes e novos mercados”, destacou o gerente da unidade de soluções empresariais no Sebrae Maranhão, César Guimarães.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa