A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a terceira marca que os mecânicos mais gostam na pesquisa IBOPE. Uma pesquisa contratada pela revista O Mecânico, que contou com a participação de 1.185 profissionais em todo o Brasil para avaliação de 35 categorias de peças, produtos e serviços. A posição de destaque consolida a forte atuação e experiência da Nakata na relação de confiança com os mecânicos por meio de experiências continuas e bem-sucedidas com a marca.
Além de ser uma das três marcas que os mecânicos mais admiram, recebendo o selo TOP OF MIND, nas categorias de peças, a Nakata está em primeiro lugar em juntas homocinéticas e segundo em amortecedores e bomba d´água. “Tudo isso é muito gratificante para nós, pois demonstra que os profissionais da reparação confiam, não só na qualidade dos nossos produtos, mas também em todo nosso modelo de negócios”, afirma Sergio Montagnoli, Diretor de Vendas e Marketing da Nakata. Essa percepção positiva, em sua visão, tem um imenso valor na construção da reputação da marca, pois os mecânicos, estando em contato direto com os consumidores, indicam e aplicam apenas as marcas que gostam e que confiam.
É o caso do reparador Cícero Vieira Bringel, da Master Auto Center. Há 35 anos no mercado de reparação, sendo 30 com o próprio negócio, Bringel revela que a parceria da marca Nakata existe desde que começou a trabalhar e não abre mão porque sabe que pode contar com produtos de qualidade e serviço de assistência técnica eficiente. “A combinação qualidade e atendimento faz com que eu seja fiel à marca. Sempre que preciso, posso contar com a visita de um técnico para me ajudar e dar suporte no que for necessário. Essa proximidade faz toda a diferença”, afirma.
Disponibilidade de soluções de qualidade para os mais diversos modelos de veículos da frota e estreito contato colaborativo com o mercado, entendendo e atendendo as suas necessidades, são fatores determinantes para conquista da preferência – Segundo Montagnoli, mesmo o veículo com anos de uso precisa rodar com segurança e conforto. E este é o propósito da Nakata, retratado no slogan: “Tudo azul. Tudo Nakata”. Para isso, a empresa, além da sua equipe de profissionais altamente capacitados, possui e gerencia uma rede de parcerias estratégicas em toda sua cadeia de valor. “É desta forma que a Nakata atua para oferecer segurança desde a fabricação até a aplicação do produto, pois é na engenharia, na distribuição e no composto: diagnóstico e reparo, que estão os pilares para construção deste excelente posicionamento da marca”, comenta.
A marca também promove capacitação com 12.413 reparadores treinados por meio de 365 palestras gratuitas em 2017, além dos treinamentos in loco realizado diretamente em oficinas mecânicas com o Programa de Auto Center Nakata – PAC. Em 2018, a previsão é aumentar ainda mais este número, seja pelos meios convencionais, seja por meio das novas mídia e tecnologias, a exemplo dos vídeos de dicas Nakata no Youtube ou no blog.
Variedade e lançamentos de novas linhas – A disponibilidade de itens, com aumento significativo do portfólio, é outro fator que também contribui para o mecânico optar pela marca. Em 2017, foram lançados mais de 800 itens e só em 2018, a fabricante já lançou mais de 230 novos itens, para veículos nacionais e importados, em especial, para a crescente frota de asiáticos
Compromisso com qualidade dos produtos – A ampliação da linha de produtos também envolve investimento em desenvolvimento e melhorias na gestão da fabricação. Como exemplo, o programa Qualidade Premium Nakata em curso na fábrica de amortecedores em Diadema-SP, resultou em aumento de produtividade e agilidade nos lançamentos. “Todo esse trabalho confere excelência em tudo aquilo que possui a marca Nakata, proporcionando mais durabilidade, desempenho, estabilidade e conforto”, comenta.
A pesquisa, encomendada pela revista O Mecânico, da editora Infini Mídia, que conferiu o selo Top of Mind à Nakata, foi realizada em 2018, por meio de entrevistas online, envolvendo mais de 1.185 entrevistados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa