A Nasa desenvolveu um sistema de resfriamento para eletrônicos no espaço que pode ser utilizado para o carregamento de carros elétricos aqui na Terra. O modelo pode impulsionar o mercado automotivo, fazendo com que veículos sejam carregados em apenas cinco minutos. Para se ter uma ideia, o tempo médio nos principais pontos de carregamento para um carro elétrico com bateria de 40 kWh é de 5 a 8 horas para a carga total em redes domésticas.
Em uma publicação da agência, foi explicado que o projeto Experimento de Ebulição e Condensação em Fluxo (FBCE), transferência de calor, pode resfriar os cabos que transportam altas correntes, potencialmente permitindo um carregamento para carro elétrico super-rápido sem o risco de superaquecimento.
O objetivo inicial era permitir que o fluxo de fluido bifásico e experimentos de transferência de calor sejam conduzidos em um ambiente de microgravidade de longa duração na Estação Espacial Internacional.
Sistema funcionaria em missões na Lua, Marte, entre outros
Após aquecer o líquido são formadas pequenas bolhas nas paredes que se afastam das paredes em alta eficiência. De acordo com os pesquisadores, este processo transfere calor de forma mais eficaz, aproveitando a temperatura mais baixa do fluido e também a mudança de fase para vapor. Este processo é muito melhorado quando o líquido fornecido ao canal está num estado sub-resfriado.
Como o sistema da NASA funcionará no carregamento de carros elétricos?
O sistema de carregamento de um carro elétrico possui um cabo que termina com um plugue inserido na entrada de carregamento do veículo. A corrente elétrica é entregue à bateria do veículo, responsável por alimentar o motor elétrico.
A passagem de corrente por um condutor resulta em uma quantidade finita de geração de calor, e quanto maior a corrente, maior o calor gerado.
Com a tecnologia da Nasa, o refrigerante líquido dielétrico passa pelo cabo de carga, onde captura o calor gerado pelo condutor de corrente. A ebulição de fluxo sub-resfriado permite que os cientistas disponibilizem 4,6 vezes mais corrente em relação à dos carregadores de carros elétricos mais rápidos disponíveis atualmente no mercado, removendo até 14,22 quilowatts de calor.
Fonte: G1