O compacto só havia sido apresentado na configuração conversível, que teve todas as unidades da primeira série vendidas. O modelo está confirmado para o Brasil.
A 3ª geração do Fiat 500, apresentada em março, teve sua configuração “fechada” revelada. Até então, o elétrico só havia aparecido na versão Cabrio, com teto retrátil de tecido, além das edições especiais feitas por grifes como Giorgio Armani, Kartell e Bvlgari.
A configuração chega ao mercado europeu como um segundo lote, já que todas as unidades do novo 500 conversível La Prima já foram vendidas em uma pré-venda. Esta segunda leva terá preço inicial de 34.900 euros, em torno dos R$ 193 mil em conversão direta feita nesta terça (9).
Sem revelar preços e versões, a Fiat já confirmou que o modelo chegará ao Brasil ainda em 2020 – a pandemia do coronavírus, no entanto, poderá atrasar os planos. Por aqui, não espere por valores abaixo dos R$ 200 mil.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
La Prima
A principal novidade da nova configuração é o teto rígido, comum, ao contrário do tecido retrátil da Cabrio já apresentada. A existência das duas variações, que têm linhas gerais quase idênticas, é tradição na linha 500.
Na versão especial de lançamento, La Prima, há um teto panorâmico de vidro para iluminar e dar uma sensação de maior amplitude no interior do compacto.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
O aerofólio é mais pronunciado, prometendo uma aerodinâmica aprimorada, e a roda é de 17 polegadas com acabamento diamantado. Três cores estarão disponíveis: verde (Ocean Green), cinza (Mineral Grey) e azul (Celestial Blue).
Por dentro, o modelo tem diferentes materiais em preto e branco, e bancos e volante revestidos de couro. A central multimídia tem uma tela de 10,25 polegadas com wi-fi, Android Auto e Apple Carplay (para este último, com conexão sem fio), e o quadro de instrumentos é 100% digital.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
O 500 elétrico
Além de estrutura e visual, tudo permanece igual ao 500 Cabrio – lembrando que a nova geração é 100% elétrica. O motor elétrico entrega 118,3 cavalos de potência, com 320 km de autonomia e que leva o compacto de 0 a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Com o sistema de recarga rápida, as baterias podem ter 80% da carga completa em 35 minutos. Em 5 minutos, o carro recebe carga necessária para percorrer 50 quilômetros, diz a montadora. O carregador easyWallbox, ligado à rede elétrica doméstica, é item de série da edição La Prima.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
A autonomia varia de acordo com o modo de codução escolhido. O mais econômico, Sherpa, limita a velocidade máxima a 80 km/h, a resposta do acelerador e desabilita o ar-condicionado e o aquecimento dos bancos.
O modo Normal permite utilizar tudo o que o novo 500 oferece, enquanto o Range aciona a função “um pedal”, ou seja, o freio é acionado automaticamente assim que o pedal do acelerador é liberado.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
Tecnologias para condução
Além da motorização elétrica, o Fiat 500 traz o sistema de condução semiautônomo. Ele é considerado de nível 2 pela fabricante e conta com câmeras de monitoramento na dianteira do carro.
Com o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo, o modelo pode frear ou acelerar ao detectar carros, ciclistas e pedestres.
O veículo também possui sistema de centralização na faixa de rolagem e dispositivo de aviso de ponto cego, alerta de fadiga (que aconselha ao motorista uma parada para descanso), câmeras de 360°, faróis full LED e leitura das placas de velocidade.
Fiat 500 La Prima — Foto: Divulgação/Fiat
Fonte: G1