Hatch e sedã passarão por mudanças profundas ainda em 2019. Fábrica de Piracicaba recebeu investimentos para aumentar produção.
A Hyundai já prepara uma reestilização profunda em seu veículo mais popular, o HB20. O lançamento deve ser no segundo semestre, mas unidades do modelo nas carrocerias hatch (o segundo carro mais vendido do país) e sedã já rodam com disfarces pelo interior de São Paulo.
Os veículos foram flagrados por equipes da TV Tem, afiliada da Globo, e do G1 Vale do Paraíba, nas cidades de Tatuí e Taubaté, respectivamente.
- Viu carro não lançado? Mande foto ou vídeo para o VC no G1 ou pelo Whatsapp/Viber, no telefone (11) 94200-4444, usando a hashtag #g1carros
Spoiler no Salão
![Hyundai Saga EV é apresentado no Salão do Automóvel 2018 — Foto: Fábio Tito/G1 Hyundai Saga EV é apresentado no Salão do Automóvel 2018 — Foto: Fábio Tito/G1](https://s2.glbimg.com/IIunSa9xqkej0E64E8hRdH2A9cM=/0x0:1920x1280/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/1/U/2RC0UdQcGwuhUBqOEZhA/20181106163021-f99a0124.jpg)
Hyundai Saga EV é apresentado no Salão do Automóvel 2018 — Foto: Fábio Tito/G1
A Hyundai deu um “spoiler” do próximo HB20 no Salão do Automóvel, em novembro passado. Na ocasião, a fabricante apresentou o conceito Saga EV. A família de compactos também deve ter como inspiração o sedã Elantra, também mostrado no evento.
Nos dois casos, há faróis triangulares com cortes retos e lanternas com vários vincos.
![Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1 Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1](https://s2.glbimg.com/ROWC6fgJyHhibkUr71AvUfI9-WE=/0x0:1700x1100/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/O/W/XDf8yBSriEA1dysAiKzA/whatsapp-image-2019-03-08-at-17.43.25.jpg)
Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1
A traseira também recebeu grandes alterações. No caso do hatch, as lanternas agora terão a parte inferior invadindo a tampa do porta-malas.
No sedã, a peça aparece mais coberta, mas ela também irá se prolongar para o centro. A placa foi reposicionada, e agora está acomodada no para-choque.
![Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1 Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1](https://s2.glbimg.com/g64vStq2C9aUFCq8jD72h55EAi0=/0x0:1700x1000/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/5/J/ADAMr9T3aDG0pnlPBIjQ/whatsapp-image-2019-03-08-at-17.43.26-1-.jpg)
Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1
Na lateral as novidades são mais discretas. Comparando com as versões atuais, é possível perceber que a base das janelas foi redesenhada, e ganhará uma leve curvatura na porta traseira.
Ao contrário dos maiores rivais, Chevrolet Onix e Prisma, que terão uma nova geração também neste ano, o HB20 manterá a plataforma, recebendo apenas uma grande reestilização.
Ainda não há informação sobre motorizações, mas os atuais 1.0 e 1.6, ambos aspirados, devem ser mantidos, com câmbio de 6 marchas, manual ou automático.
![Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1 Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1](https://s2.glbimg.com/BaYwqB_l6eeUn8OoXS7oYPUSljA=/0x0:1700x1100/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/T/d/vevZvrQ3i9G9AFsF9ZOw/whatsapp-image-2019-03-08-at-17.43.25-1-.jpg)
Hyundai HB20 flagrado em testes em Tatuí — Foto: Mayara Corrêa/G1
Investimento para produzir mais
Na última segunda-feira (11), a Hyundai anunciou que investirá R$ 125 milhões para aumentar a produção na fábrica de Piracicaba (SP), de onde saem a família HB20 (hatch, sedã e versão aventureira) e o SUV compacto Creta.
Com melhorias nos processos, a capacidade produtiva passará de 180 mil para 210 mil veículos por ano. Em 2018, a fábrica já operou acima de seu limite, fazendo 193 mil veículos para abastecer o mercado local e as exportações para a América Latina.
A marca não relaciona o investimento com a produção do novo HB20, mas o objetivo de crescer no mercado brasileiro passa diretamente por manter atualizado seu principal veículo no país.
Fonte: G1