Iniciativa conjunta permitirá que dados de telemetria sejam enviados diretamente para computação em nuvem da Continental.
Reforçando o compromisso com a inovação, a Omnilink, empresa de soluções da Internet das Coisas (IoT) e telemetria voltadas à segurança e prevenção de riscos, e a VDO, marca do Grupo Continental, acabam de firmar uma parceria para fornecimento de tacógrafos integrados, que possibilitam com que as informações do veículo sejam enviadas diretamente ao sistema de armazenamento em nuvem, conferindo mais segurança aos dados.
A tecnologia será incorporada à frota da Martin Brower, uma das principais fornecedoras de serviços de logística para cadeias de restaurantes, que atualmente possui 350 caminhões. “Todo caminhão é obrigado a ter um tacógrafo, seja digital ou físico, o desafio é que o transportador precisa guardar essa informação por até cinco anos. Antes as empresas gastavam muito dinheiro com a guarda dos discos, o tradicional tacógrafo em papel, agora com o armazenamento em nuvem vamos realizar uma economia muito grande e também uma gestão de informação ainda mais ágil”, explica Fabio Barbosa, diretor comercial da Omnilink.
“Sempre buscamos e trabalhamos com o principal objetivo de prover tecnologias de última geração que venham a facilitar o dia-a-dia de nossos clientes. O VDO On Board é exemplo disso: Uma tecnologia inovadora e integrada a solução do nosso parceiro Omnilink, que permite ao nosso cliente gerenciar sua frota de uma maneira eficiente e com a segurança/veracidade das informações coletadas pelo nosso tacógrafo digital BVDR”, complementa Patrick Schenk, diretor da unidade de negócios Tacógrafo Telemetria e Serviços do Grupo Continental no Brasil.
Entre as informações monitoradas estão velocidade, tempo, distância, rotações do motor (RPM), monitoramento da ignição, informações de viagem, entre outras, que facilitam a gestão da frota e ainda permitem uma análise completa do motorista.
VDO On Board
Com durabilidade diferenciada, o tacógrafo produzido pela Continental é capaz de identificar informações como distância percorrida, controle de velocidade, tempo ao volante de cada motorista, otimização de rotas, consumo de combustível e quilometragem média. Com isso, através do sistema VDO On Board, também desenvolvido pela empresa, é possível visualizar análises que auxiliam na fiscalização da frota, garantindo mais segurança e apontando soluções para possíveis problemas.
Equipado com uma entrada USB, é possível recolher os dados coletados segundo a segundo de forma simples. Depois, basta transferi-los para um computador e visualizar os gráficos analíticos oferecidos pela tecnologia do dispositivo. Os dados são apresentados de uma forma intuitiva, entregando uma solução essencial para os gerenciadores das empresas de transporte. O sistema também contribui para reduzir custos, aperfeiçoar processos operacionais e aprimorar o planejamento de funcionários.
Sobre a Continental
A Continental desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável e conectada para pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Em 2018, a Continental gerou preliminarmente vendas de €44.4 bilhões e atualmente emprega mais de 243.000 pessoas, em 60 países.
Sobre a Omnilink
A Omnilink, empresa brasileira criada em 1998, é referência em soluções tecnológicas integradas de alta disponibilidade e confiabilidade para rastreamento de veículos e bens, prevenção de riscos, gestão de frotas e telemetria. Atua em diversos segmentos, como montadoras, transportadoras, grandes varejistas, frotistas, seguradoras e gerenciadoras de risco, entre outros.
Com escritório localizado em Barueri (SP), a Omnilink tem uma rede de mais de 50 pontos de serviços, além de centros técnicos em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Minas Gerais. Conta ainda com 34 unidades móveis de assistência técnica, que vão até o cliente, e um SAC disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para agendamentos e atendimento de suporte.
Fonte: Printer Press