A 4ª Revolução trouxe não só a Indústria 4.0 e os grandes desafios regulatórios, mas também um cenário que apresenta oportunidades de soluções tecnológicas que atendam às necessidades impostas pela legislação e que facilitem a gestão.
O cenário tributário brasileiro é complexo. Por isso, é preciso usar a tecnologia para trazer as empresas para o novo patamar exigido pela transformação digital da Indústria 4.0. Atualmente, a empresa precisa seguir, em média, 3.512 normas tributárias para estar em dia com a legislação do País. São editadas 37 normas tributárias por dia, uma norma a cada 1,57/hora. O custo para uma empresa controlar sua área tributária é aproximadamente 1,16% do seu faturamento. Em 2013, foram mais de 20 mil processos de auditoria fiscal e mais de R$ 190 bilhões em arrecadação por autos de infração. Os dados são complexos e foram apresentados por Luciana Freitas, especialista no projeto SPED e consultora tributária na TOTVS, durante a palestra “Os Novos Desafios Regulatórios na Indústria 4.0 Brasileira”, realizada, no dia 23 de agosto, na Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.
Para o presidente da Abrafiltros, João Moura, “a importância do tema é tão fundamental, quanto a busca por soluções para atender às novas necessidades impostas pelos avanços tecnológicos. A Administração Pública está vivendo a Era Digital da Fiscalização, usando a tecnologia para automatizar todos os seus processos e nós temos a missão de clarificar o assunto para nossos associados e comunidade”, comenta. Para simplificar e unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, mediante fluxo único e computadorizado de informações, o governo criou o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), avançando, assim, na informatização entre Fisco e contribuintes.
O cronograma para informatização dos tributos é intenso. Instituído pelo Decreto nº 8373/2014, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) chegou para reduzir a burocracia para as empresas e padronizar, validar, armazenar e distribuir as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A ideia é ter controle sobre todas as contratações e procedimentos das empresas. O EFD-Reinf veio para complementar o SPED e para substituir as obrigações GFIP e DIRF e demonstrar as operações de retenção dos tributos federais que não tem relação de trabalho.
Luciana ainda destaca, que outros tributos estão sendo implementados, entre eles, DCTFWeb (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais), GRFGTS (Guia de Recolhimento do FGTS), EFD ICMS IPI – Bloco K (livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque), NF-e 4.0 (nova versão da Nota Fiscal eletrônica), Portaria CAT 42/2018 (nova sistemática de ressarcimento da Substituição Tributária do ICMS) e EFD ICMS IPI – Bloco B ISS, que trata da apuração e retenção do Imposto sobre Serviços. Outro ponto abordado na apresentação se refere à possibilidade de cruzar qualquer informação desde o chão de fábrica. Por isso, quanto maior for o controle do cenário tributário por parte do empresário, menor a chance de autuação, já que sanções são pesadas às empresas que enviarem dados incorretos no projeto SPED.
Soluções tecnológicas para atenderem às novas regulamentações – Para as empresas se adequarem às novas regulamentações, durante a palestra, Cesar Monteiro, gerente de Estratégia e Oferta para o Segmento de Manufatura, responsável pela estratégia de ofertas de soluções para o segmento de Manufatura na TOTVS destacou alguns recursos tecnológicos, como gestão e softwares de faturamento, financeira, fiscal e contábil, além de produção. Essas ferramentas ajudam a processar o volume de informações e respeitar a legislação.
Há soluções da TOTVS, por exemplo, para recebimento de NF-e e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), que baixa automaticamente as notas e as recebe via e-mail, faz verificações de autenticidade, acompanha cancelamentos, armazena pelo prazo legal e realiza manifestação de destinatário. Já para otimizar as atividades de produção, desde a emissão de ordem até o despacho de produtos acabados, há o Manufacturing Execution System (TOTVS MES).
Há ainda outras ferramentas para atender a Indústria 4.0, como TOTVS Fast Analytics, solução de Business Intelligence que consolida as informações disponíveis da empresa em dashboards e indicadores predefinidos e focados no segmento; a Carol, plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial, que aprimora a propriedade dos dados nas organizações e amplia a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações.
O evento fez parte do Ciclo de Palestras da Abrafiltros 2018, encontros mensais e gratuitos, que tem o objetivo de debater e discutir mês a mês temas ligados a área de filtros automotivos industriais e também ao contexto socioeconômico do Brasil e do mundo. O próximo encontro já tem data marcada, será no dia 27 de setembro, das 11h às 12h30 e terá como tema “Mobilidade e as tendências do veículo elétrico no Brasil e no mundo”. As inscrições são feitas diretamente no site – www.abrafiltros.org.br – e no dia do evento, através da entrega de 1kg de alimento não perecível. Todo alimento arrecadado será doado no mês das crianças para Aldeia Indígena “Krukutu”.
Sobre a Abrafiltros:
Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa