Na Cobreq, as peças passam por testes de desempenho e durabilidade proporcionando bom funcionamento do sistema de freios.
Quando o assunto é qualidade de peças automotivas, o motorista precisa entender que investir em itens de alta performance é garantir a segurança da sua família e dos ocupantes do veículo. E a pastilha de freio é um dos principais componentes para garantir a estabilidade de um automóvel, item fundamental no sistema de freio e que está presente não só nos carros, mas também nas motos, bicicletas e veículos na linha pesada.
Ao adquirir peças de qualidade, as vantagens abrangem desde a melhoria do sistema de freio, até a confiabilidade dos produtos. E a COBREQ, uma das marcas do grupo TMD Friction, maior fabricante de pastilhas de freio do mundo, é uma empresa que trabalha com foco na segurança, realizando testes que garantem a qualidade dos seus produtos.
Para isso, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da COBREQ utiliza o dinamômetro de inércia, um equipamento de simulação e medição em bancada para avaliação dos ruídos gerados durante a frenagem, bem como performance (nível de atrito) e durabilidade de pastilhas.
Os testes são realizados pelo departamento de engenharia experimental, que coleta dados como tempo, pressão e temperatura, e realiza ensaios veiculares específicos ou em rotas comuns aos usuários finais. Esses dados são copiados em programas de controle para os dinamômetros, com o objetivo de simular em ambiente controlado, as condições de rodagem e frenagem observadas em campo.
Já os testes de campo são realizados por profissionais, em veículos instrumentados ou não, a partir de programas de rodagem específicos ou combinados afim de avaliar a eficiência, durabilidade e conforto do sistema de freios. Durante as rodagens, que chegam a levar meses, são feitas e registradas as análises pertinentes ao desenvolvimento, gerando assim, gráficos e relatórios técnicos que serão empregados no processo de validação das lonas e pastilhas de freio.
O resultado final de tudo influencia no trabalho das equipes de engenharia, que tem como desafio reduzir a possibilidade de ocorrência de ruídos e variações de performance durante uma frenagem.
Sem dúvida, a pastilha de freio é um dos principais componentes para garantir a segurança dos ocupantes de um veículo e deve ser verificada periodicamente. Alguns automóveis têm uma luz de alerta no painel – um tipo de sensor de desgaste – que acende quando a pastilha está chegando no final. Lembre-se sempre de seguir as recomendações do manual do proprietário e de comprar produtos de qualidade.
SOBRE A COBREQ
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.
Sobre o Grupo TMD Friction
A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob as marcas Cosid e Dynotherm. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e África do Sul. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.
Fonte: Alfa Press