Em palestra na Abrafiltros, Carlla Zanna, membro da International Coach Federation, explicou como o coaching, pode maximizar o potencial das pessoas para obter alta performance em todas as áreas da vida.
O coaching, processo de desenvolvimento humano, é um recurso valioso para quem possui verdadeiro desejo de mudança, tem um claro objetivo a ser alcançado seja na vida profissional ou pessoal, e está disposto a mudar e fazer coisas diferentes, saindo da sua zona de conforto, segundo a definição da coach Carlla Zanna, em palestra ministrada no dia 19 de julho, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais.
Para João Moura, presidente da Abrafiltros, “a palestra elucidou como funciona o processo de coaching na busca do desenvolvimento humano, direcionamento estratégico de carreiras e também como um importante aliado das empresas no relacionamento com seus colaboradores. Vimos que o coaching auxilia no aprimoramento e na busca de melhorar a cada dia, e isso pode ser aplicado em qualquer área da vida”.
Na apresentação, Carlla, que é especialista em neurociência e membro-fundadora da ICF no Brasil (International Coach Federation), com mais de 15 anos de experiência na área, explicou que o coaching lida com o pensar, o sentir e o agir das pessoas. É um processo baseado na conquista de objetivos específicos a partir da identificação de novas respostas e perspectivas para atingir resultados diferenciados. O coaching oferece suporte para que o potencial do indivíduo seja maximizado.
“É um caminho para a alta performance, uma jornada de descobertas e aprendizagem, a construção de uma consciência mais profunda sobre si mesmo”, comentou Carlla, acrescentando: “Pessoas satisfeitas e empoderadas produzem mais e melhor, alcançando resultados superiores”.
Um bom coach atua de forma pró-ativa fazendo perguntas que instigam a pessoa a ver sua realidade por novos ângulos. “As provocações servem para ampliar a consciência, desafiando o coachee (cliente) para que ele possa usar o máximo e o melhor de suas possibilidades, sempre valorizando sua autonomia para que chegue às melhores respostas e possa validar a própria transformação”, esclareceu.
Na conclusão da palestra, Carlla detalhou um pouco mais o funcionamento do coaching. “A partir do desejo de atingir um objetivo específico, o coach ajuda o coachee a identificar a situação atual, clarear e detalhar a situação desejada (futura) e juntos definem estratégias e ações que irão levar o indivíduo onde ele quer, utilizando o melhor de si mesmo”.
A recomendação é sempre buscar profissionais qualificados para efetuar o processo de coaching, como os da ICF, que contam com suporte para o desenvolvimento continuo das competências essenciais e um rígido código de ética, garantindo altos padrões de excelência desses profissionais.
O evento fez parte do Ciclo de Palestras Abrafiltros 2018, que tem como objetivo agregar novos conhecimentos aos associados e público em geral. A próxima palestra, que terá como tema “Os Novos Desafios Regulatórios na Indústria 4.0 Brasileira”, acontecerá no dia 23 de agosto, na sede da associação, em Santo André/SP, com Elisangela Cristina, que possui mais de 20 anos de experiência nas áreas Trabalhista e Previdenciária, e Cesar Monteiro, gerente de Estratégia e Oferta para o Segmento de Manufatura, responsável pela estratégia de ofertas de soluções para o segmento de Manufatura na TOTVS. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.abrafiltros.org.br
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa