Uma ação de vanguarda para conectar a indústria brasileira à transformação digital.” É como o executivo Alex Marson, CEO da Rudolph Usinados, de Timbó (SC), qualifica o projeto voltado à Indústria 4.0 que a empresa – fabricante de soluções em componentes mecânicos, com destaque para o setor automotivo – conduz de forma colaborativa com a Bosch, um de seus principais clientes, no Brasil e na Europa.
A Rudolph foi a primeira selecionada para a implementação desse projeto, que visa implementar tecnologias da Indústria 4.0 nas operações de fornecedores da Bosch, ampliando a parceria com a base e os desenvolvimentos conjuntos.
A boa experiência do piloto, desenvolvido com a Rudolph ao longo dos últimos três anos, estimulou a Bosch a replicar o modelo em um total de 18 fornecedores, apoiada por recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em evento com parceiros, a multinacional confirmou essa ampliação à imprensa.
“Foi o primeiro passo rumo à indústria 4.0 com um fornecedor, mas não partiu do zero: a Rudolph já tinha estrutura consolidada e a Bosch investiu em áreas estratégicas, que foram ganhando novas tecnologias”, noticiou a Revista Autodata, especializada no setor automotivo. “O foco é no ganho compartilhado: tornando a Rudolph mais competitiva, cresce, por consequência, a competitividade da própria Bosch.”
Na Rudolph, o projeto, batizado de Indústria 4.0 Smart Retrofit, permitiu ganhos expressivos nos principais indicadores de produtividade, qualidade e custos, na célula onde foi desenvolvido. “Mas o maior benefício não pode ser medido diretamente. Veio do desenvolvimento de um modelo mental de possibilidades ampliadas pela transformação digital, e da experiência prática de sua aplicação na indústria brasileira. As soluções inovadoras de retrofit têm mostrado caminhos promissores para alavancar a atratividade dos nossos investimentos”, observa Alex Marson. O executivo também revela que a Rudolph teve, recentemente, um projeto próprio com foco na inovação em processos de manufatura avalizado pelo Programa Finep 2030 Empresarial.
Fonte: Mercado de Comunicação