Pode ser caminhão ou ônibus. A maioria dos veículos pesados tem um sistema pneumático para acionamento dos freios e utiliza guarnições (lonas de freio), tambor e cames (eixo) tipo “S” como principais componentes desse conjunto. Como a regulagem desses tipos de freios, na maioria dos casos, é realizada manualmente, vamos entender qual a sua importância.
Com o uso contínuo dos freios, existe o desgaste natural das guarnições e da superfície do tambor. Com isso, a folga desse conjunto vai aumentando e o poder de frenagem tende a diminuir, sendo necessária uma aplicação mais longa no pedal de freio.
Quando há um desgaste excessivo das guarnições, além do poder de frenagem do veículo ficar comprometido, isso pode causar danos à sapata (patins) de freio (suporte das lonas), danificar a superfície de atrito do tambor e também ocorrer uma situação conhecida como “virar o S”. Mas o que é isso? O cames tipo “S” é o componente responsável pela movimentação das sapatas de freio – “virar o S” é quando ele sai de seu alojamento junto às sapatas.
Esta soltura do alojamento é uma situação de perigo, pois pode acontecer durante uma frenagem, fazendo com que o sistema de freio do veículo opere de forma inadequada, transformando assim uma situação normal em um evento de risco à vida.
MANUTENÇÃO SEMPRE!
Por tudo isso, verifique a regulagem e o correto funcionamento dos freios regularmente. É importante lembrar-se de realizar um teste com o veículo sempre que a regulagem dos freios for feita, pois, ela sendo manual, o veículo pode ficar “puxando” para os lados antes de ter um ajuste final.
Verifique a lubrificação dos principais componentes de acionamento também.
E aqui vale uma última dica: drene regularmente os reservatórios de ar do sistema pneumático. Excesso de água no sistema pode danificar os demais componentes.
O freio é o principal sistema de segurança do veículo. Não dê bobeira!
Sobre o CESVI BRASIL
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de
Experimentação e Segurança Viária) uma empresa do Grupo Solera, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.
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Fonte: CDN Comunicação