A Schaeffler está agora colhendo os frutos de sua decisão de criar uma divisão comercial específica para a mobilidade elétrica três anos atrás, no início de 2018. O início da produção em massa de múltiplos produtos em todos os níveis de eletrificação é testemunho do sucesso da Schaeffler no campo da mobilidade elétrica e de seu status como parceiro tecnológico na evolução da forma como o mundo se move. “Nós nos transformamos com sucesso em um fornecedor de sistemas de powertrain para soluções de mobilidade elétrica sustentável e nos estabelecemos como um parceiro confiável para nossos clientes”, diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG. O principal diferencial da Schaeffler é seu know-how em componentes e em sistemas. “Há mais de 20 anos estamos engajados na mobilidade elétrica e compreendemos as exigências do powertrain. Nossa capacidade de inovação como fornecedor global industrial e automotivo mais nossas fortes habilidades em manufatura nos tornam um parceiro preferencial para nossos clientes”.
Nos últimos anos, a Schaeffler tem reforçado progressivamente sua experiência em mobilidade elétrica através de uma série de aquisições direcionadas. A compra da Elmotec-Statomat no final de 2018 acrescentou novos conhecimentos em tecnologia de bobinamento, proporcionando à Schaeffler uma cobertura abrangente de todos os aspectos da industrialização de motores elétricos. Outra aquisição de grande sucesso em 2016 foi a aquisição da Compact Dynamics, uma especialista no desenvolvimento de conceitos inovadores de sistemas de tração elétrica. Enquanto isso, a joint venture Schaeffler-Paravan Technologie está desenvolvendo o sistema Space Drive steer-by-wire, uma tecnologia chave para a condução autônoma.
Soluções de produção em massa em todos os níveis de eletrificação
A Schaeffler fornece tecnologias para todos os sistemas de tração eletrificados. A produção em massa da transmissão para eixo elétrico, um componente chave dos sistemas de eixos elétricos, tem funcionado com sucesso desde 2017, proporcionando ótimas relações de transmissão e transferência de potência do motor elétrico para as rodas. Este é um componente altamente versátil, com uma ampla gama de aplicações. No Audi e-tron, por exemplo, as transmissões de eixo elétrico Schaeffler, com diferentes projetos estruturais, são utilizadas em ambos os eixos para proporcionar a tração em todas as rodas. E o Porsche Taycan é equipado com uma transmissão de eixo elétrico coaxial Schaeffler de alta eficiência para fornecer a relação de transmissão necessária no eixo dianteiro. Em 2020, a transmissão coaxial para eixo elétrico rendeu à Schaeffler o prestigioso Prêmio PACE, considerado pela indústria mundial como a marca registrada de projetos automotivos de sucesso. A Schaeffler também garantiu várias encomendas para seus “eixos elétricos 3 em 1” completos, que combinam o motor elétrico, a unidade de acionamento e a eletrônica de potência em um único sistema. Estes são eixos elétricos de alto desempenho com densidade de potência avançada.
Motores elétricos: Início da produção em série
Este ano será iniciada a produção em massa de módulos híbridos, unidades de transmissão híbridas e transmissões de eixo totalmente elétricas. A base da produção de motores elétricos da Schaeffler é uma plataforma tecnológica modular e altamente integrada. A forte experiência da Schaeffler nas áreas de manufatura e tecnologia para todos os componentes dos sistemas de acionamento elétrico é a chave para a industrialização bem sucedida de produtos que são tecnologicamente avançados e rentáveis. Junto com uma série de pedidos de produção em massa para motores elétricos no setor de automóveis de passageiros, a Schaeffler atingiu recentemente outro marco ao entrar no segmento de aplicações pesadas para veículos comerciais. A Schaeffler anunciou um pedido de produção em massa para motores elétricos com tecnologia de enrolamento por onda, uma tecnologia que oferece alta densidade de potência, assim como vantagens durante a montagem.
Pedido recorde para acionamentos híbridos dedicados
Como relatado no ano passado, a Schaeffler recebeu um pedido recorde de acionamentos híbridos dedicados. A partir de 2024, a Schaeffler fornecerá uma unidade de acionamento completa composta de dois motores elétricos e redutores com eletrônica de potência integrada. Uma potência nominal do sistema de 120 kW oferece um desempenho semelhante ao de um carro esportivo com baixo consumo de combustível. “Estamos fazendo excelentes progressos”, diz o Dr. Jochen Schröder, presidente da divisão de negócios E-Mobility. “Nosso portfólio modular de produtos nos permite oferecer soluções personalizadas de produção para atender a qualquer exigência do cliente”, continua o Dr. Schröder. Estes sucessos na divisão de negócios E-Mobility refletem a alta posição da empresa como fornecedor automotivo e industrial em geral. A Schaeffler é um fornecedor de componentes, sistemas e serviços, como ilustra seu abrangente portfólio de produtos.
Fonte: Schaeffler - Communications & Branding - South America