Lançamentos são destinados a várias aplicações em automóveis e utilitários
Fornecedora global dos setores automotivo e industrial e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Schaeffler lançou, recentemente, 80 novos rolamentos de roda leve da marca FAG para o mercado de reposição automotivo brasileiro. São rolamentos destinados a várias aplicações em automóveis e utilitários, que foram disponibilizados para comercialização a partir da identificação das necessidades do mercado.
No mundo, a Schaeffler – que reúne as marcas LuK, INA, FAG e Ruville – fornece 1.478 diferentes itens dessa categoria, bem como soluções específicas desenvolvidas a pedido dos clientes. No Brasil, o portfólio de rolamentos de roda leve FAG cobre mais de 90% da frota de automóveis e utilitários da frota circulante no País, que segundo levantamento do Sindipeças é de 43 milhões de veículos leves. Em catálogo, são 455 diferentes tipos que atendem à demanda das montadoras e do mercado de reposição. Esse número é constantemente alterado em virtude das pesquisas realizadas pela empresa para identificar as novas necessidades do mercado de reposição e, assim, promover o lançamento de novos produtos. Do total de rolamentos de roda leve vendidos pela Schaeffler no Brasil, 80% são fabricados nas plantas de Sorocaba, no interior de São Paulo. O restante provém de várias unidades da empresa do mundo.
Vantagens
“Nossos grandes diferenciais são a qualidade, confiabilidade e garantia de uma empresa que é pioneira em rolamentos, com um histórico de 135 anos no desenvolvimento desses componentes, desde a invenção da retífica de esferas em 1883. Essa experiência reverte em maior desempenho e qualidade nas fases de desenvolvimento dos produtos, com processos de cálculos inovadores e a realização de testes de eficiência e segurança. Além disso, nossos rolamentos são fáceis de montar e têm maior vida útil”, afirma Airton José do Prado, Gerente de Produto da Schaeffler América do Sul. Ele destaca ainda o suporte técnico oferecido pela Schaeffler, fornecendo orientações aos clientes sobre o tipo de rolamento adequado para cada veículo e também no esclarecimento de dúvidas para a correta instalação dos componentes e desmontagem. “Temos uma equipe preparada para a realização de cursos e palestras técnicas para distribuidores, aplicadores e varejistas.”
Rolamentos para diferentes aplicações
A Schaeffler fornece rolamentos de roda leve para todos os níveis de esforços e requisitos das aplicações:
· Rolamentos de rolos cônicos: Os rolamentos de rolos cônicos podem ser montados em rodas basicamente aos pares, ou seja, montados um contra o outro. Assim, são equiparáveis aos rolamentos de esferas de contato angular, mas têm maior capacidade de carga.
· 1ª Geração – Rolamentos de esferas de contato angular: São unidades compactas pré-ajustadas e vedadas, já com lubrificação permanente (livre de manutenção). Com aplicação em rodas dianteiras e traseiras, os rolamentos de esferas de contato angular têm capacidade de carga radial e também axial para suporte de cargas durante as curvas.
· Geração 1T – Rolamentos de rolos cônicos de dupla carreira: São unidades de rolamentos compactas, o que permite elevadas cargas radiais. Na maioria dos casos, são vedados, contando com lubrificação permanente (livre de manutenção).
· 2ª Geração – Rolamentos de esferas de contato angular: São unidades de rolamentos compactas, pré-ajustadas, com vedação e lubrificação permanente (sem manutenção). Combinam a rentabilidade dos rolamentos de 1ª geração com as vantagens da integração de um cubo de roda para a fixação do disco do freio e da roda.
· 3ª Geração – Rolamentos de esferas de contato angular – São unidades altamente integradas, com flanges para fixação na manga de eixo, disco de freio e fixação da roda, que garantem a máxima precisão de funcionamento no conjunto de suspensão veicular. Outras vantagens: sensor de rotação da roda integrado para controlar o ABS, ASR e ESP-Plus, lubrificação permanente para vida útil, ajuste de trabalho determinado na fabricação, ou seja, não são necessários ajustes de folgas e há menor custo de montagem.
· Rolamentos integrados com cubo e dentado frontal (face spline) – Em sistemas convencionais, o acionamento entre o cubo de roda e o eixo de transmissão é realizado por meio de um dentado radial, entre a homocinética e o cubo de roda, o que apresenta uma certa folga por razões de montagem. No decorrer do uso, isso pode causar perda de conforto, ruídos desagradáveis e falha do rolamento. Já com o uso do novo módulo de rolamento de roda FAG integrado com cubo de dentado frontal (face spline), que é montado no dentado frontal da homocinética, o conjunto permanece completamente sem folga durante toda a vida útil, pois elimina as folgas de montagem. Além disso, há várias vantagens: menor peso, redução no consumo de combustível e nas emissões de CO2 em comparação aos sistemas convencionais.
· Rolamentos de roda com anel gerador de impulsos ABS (encoder) integrado –O encoder magnético do ABS está sendo, cada vez mais, usado nos rolamentos de roda e também nos cubos de roda com rolamentos integrados. Normalmente, o encoder magnético é montado na posição de defletor do rolamento, trabalhando junto com a vedação. O encoder assume a função do anel de sensor ABS, normalmente aplicado nos cubos da roda ou acoplamentos articulados de acionamento (junta homocinética). Em ambos os casos, é produzido um sinal com frequência proporcional à rotação da roda, que representa um sinal de entrada para as unidades de regulação ABS/ESP/ASR.
Fonte: Schaeffler Brasil