Processo de tratamento e reutilização da água é realizado a partir dos efluentes gerados nos próprios processos produtivos das companhias.
O reúso de água é uma opção sustentável e que, além de ajudar na preservação dos recursos hídricos, pode apresentar inúmeras vantagens para as empresas. A reutilização, inclusive, oferece uma redução de despesas considerável, principalmente para os grandes empreendimentos industriais e comerciais, que utilizam volumes expressivos de água diariamente em suas atividades.
Claro que não há uma regra geral que possa ser aplicada a todo o universo corporativo. Dependendo do projeto, o volume anual economizado poderá representar até 80% a 90% do consumo bruto do empreendimento, o que fará uma relevante e positiva diferença no orçamento após a adoção do reúso. Além disso, muitas empresas já trabalham o tema como uma questão estratégica e estão colhendo resultados extremamente positivos, como um maior engajamento dos colaboradores e o reconhecimento da sociedade.
“Observamos que muitos empreendedores vêm investindo em sistemas de reúso e, com isso, contribuem para a diminuição dos riscos de escassez hídrica, reduzindo o consumo de água de fontes nobres e proporcionando melhorias das condições do nosso meio ambiente, além de, obviamente, proporcionar benefícios financeiros aos negócios”, explica Diogo Taranto, diretor de desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan. “Se cada empresa brasileira utilizar água de reúso em seus processos e operações, teremos uma redução no consumo de água potável, e, por consequência, poderá ser minimizado ou até eliminada a possibilidade de novas crises hídricas, como a que vivenciamos em anos anteriores”, reitera.
Nesse cenário, o setor automotivo vem se destacando. Algumas das mais importantes empresas do segmento já adotaram a prática não só como uma forma de contribuir para a preservação dos recursos hídricos, mas, também, como uma ferramenta eficaz de melhorar os processos produtivos e o controle dos custos operacionais. “O Grupo Opersan oferece um serviço bastante minucioso para as empresas do setor. Tratamos os efluentes gerados nas próprias operações produtivas do cliente e geramos água de reúso para atividades de processos produtivos que antes eram realizadas com água potável, como, por exemplo, cabines de pintura dos automóveis, lavagem de equipamentos e sistemas de resfriamento”, reitera.
Segundo o executivo, as indústrias automotivas, através da implantação de um sistema de reúso dos efluentes gerados pelos processos produtivos podem chegar a uma economia de cerca de 70% em relação ao volume de água antes captado junto às concessionárias tradicionais. Este processo gera um ciclo extremamente virtuoso e sustentável, não só para o bolso dos empreendedores, mas para o nosso planeta”, finaliza Diogo Taranto.
Fonte: Note! Assessoria de Comunicação