A Siemens Digital Industries Software apresentou hoje os recursos do sistema de previsão de NVH, um novo aplicativo do software Simcenter™ que fornece os benefícios de uma abordagem abrangente de gêmeo digital para prever com precisão e facilidade o desempenho interno e externo de ruído, vibração e aspereza (NVH) de um veículo antes de disponibilizar o protótipo físico para qualquer tipo de veículo – com motor de combustão interna (ICE), totalmente elétrico ou híbrido. O novo aplicativo Simcenter™ ajuda os engenheiros a fazer a análise de NVH do veículo e detectar antecipadamente possíveis problemas de desempenho de NVH dos componentes, usando modelos de componentes medidos e simulados para construir um conjunto de protótipos virtuais. O Simcenter faz parte do Xcelerator, o portfólio integrado de software, serviços e plataforma de desenvolvimento de aplicativos da Siemens.
No atual mercado de manufatura automotiva em rápida evolução, os engenheiros de NVH precisam de um novo nível de ferramentas para realizar a análise detalhada necessária para otimizar o desempenho. Com a eletrificação, os trens de força de hoje (e de amanhã) são muito mais silenciosos do que os trens equipados com ICE, e não vão esconder fontes de ruído, como pneus ou componentes auxiliares, incluindo sistemas de ar-condicionado, aquecimento e ventilação (HVAC) e limpadores de para-brisa. Além isso, com a necessidade de um número maior de variantes, é impossível construir protótipos físicos para cada variante em um prazo e com orçamento razoáveis.
O Simcenter utiliza uma abordagem de engenharia de sistemas para permitir a criação rápida de múltiplas variantes dos veículos. Modelos de componentes dos sistemas baseados em dados de teste e/ou simulação são criados por especialistas em NVH e publicados em uma biblioteca. Os especialistas fazem uso das tecnologias mais recentes, como a análise do caminho de transferência baseada no c omponent e , que permite aos engenheiros caracterizar as fontes de NVH independentemente do receptor final, para garantir que sejam validadas, escalonáveis e confiáveis.
Esses componentes validados podem ser rapidamente montados por profissionais não especializados em NVH para representar uma nova variante, permitindo a avaliação de desempenho e reduzindo os tempos de configuração para apenas alguns minutos. Essa abordagem baseada em sistemas permite que uma comunidade muito mais ampla de usuários dentro de uma organização reutilize rapidamente os dados e conhecimentos disponíveis. Ao permitir que profissionais não especializados realizem estudos de previsão de desempenho, essa abordagem facilita as avaliações de desempenho de NVH que serão realizadas em todos os estágios de desenvolvimento do veículo.
“As equipes de teste e simulação precisam trabalhar juntas para garantir a qualidade mesmo com ciclos de desenvolvimento mais curtos e orçamentos reduzidos para vários protótipos físicos”, disse Patrick Corbeels, gerente de produto da Siemens Digital Industries Software. “Nossas novas ferramentas de previsão de NVH democratizam o acesso a essa tecnologia, permitindo que bibliotecas criadas por especialistas sejam usadas com eficiência por qualquer pessoa que precise delas, economizando tempo e reduzindo gargalos no processo de teste e simulação.”
Fonte: Assessoria Siemens