Processo de certificação IQA envolve várias etapas com testes laboratoriais específicos para cada tipo de peça
Sempre com o compromisso de oferecer serviços que agreguem valor às oficinas independentes, o Sindirepa-SP destaca a importância da qualidade das autopeças no setor de reparação de veículos.
Entidade fundadora e associada do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, responsável por realizar as certificações no setor automotivo baseadas principalmente em regulamentações do Inmetro, que é o organismo que abrange o maior número de componentes certificados no País, o Sindirepa-SP trabalha ativamente no desenvolvimento e disseminação do processo de qualidade junto às oficinas, participando do conselho e da diretoria do Instituto.
A conquista da certificação envolve um processo rígido, em que um organismo de certificação (papel do IQA) avalia documentações, realiza auditorias nas fábricas e acompanha ensaios laboratoriais específicos para cada tipo de produto seja fabricado no Brasil ou importado.Todo esse fluxo visa proteger a segurança do consumidor, considerando inclusive os aspectos ambientais, além de colaborar com um mercado que busca concorrência leal em todos os setores.
As autopeças com o selo do Inmetro são uma garantia da procedência para o consumidor.
“O processo de certificação de oficinas pelo IQA avalia todo o sistema de gestão nesse segmento, incluindo a compra e procedência das autopeças utilizadas, ou seja, o consumidor que busca uma oficina certificada escolhe uma organização que é avaliada quanto ao risco de uso indevido de componentes em seu patrimônio”, explica Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
Nem todas as autopeças são regulamentadas, mas foi criado um novo Comitê Técnico de Infraestrutura da Qualidade para suportar o Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio, que inclui diversas partes interessadas nesse tema essencial pra sociedade, visando avaliar as regulamentações existentes, e o que precisa ser ampliado, reduzido, modificado em todos os setores produtivos do país para os próximos anos.
O IQA ainda possui o Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ), também em parceria com o Sindirepa-SP, para qualificação e certificação das oficinas. “Esse trabalho consiste em aprimorar gestão, processos e serviços a fim de otimizar, garantir melhores resultados e a realização de serviços de qualidade aos consumidores”, afirma Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP.
Segundo Fiola, a qualidade permeia em todas as áreas do setor de reparação de veículos, pois a manutenção de veículo está diretamente ligada à segurança no trânsito e envolve toda a cadeia produtiva, começando pelos fabricantes passando pelos distribuidores e varejos até chegar nas mais de 118 mil oficinas independentes em todo Brasil, responsáveis por 80% da manutenção da frota circulante de veículos.
Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa